Sem medo & Vai!


quarta-feira, março 19, 2014

Vaticano - Itália

Quando eu pensei em viajar para a Itália, claro que imaginei minha visita ao Vaticano. Porém, nunca me passou pela cabeça que eu gostaria tanto. Sem dúvidas, o clima é muito bom, a história e a beleza de cada lugar são inesquecíveis.

Claro que para chegar ao Vaticano, você já estará em Roma. Sendo assim, essa postagem não menciona seções como Hospedagem, Restaurantes ou Passeios próximos.

ANTES DE MAIS NADA

O Vaticano faz parte de Roma, como se fosse um bairro. E por mais que o país todo seja muito católico, no Vaticano o peso do clima religioso é maior. Então cuidado com as suas roupas, principalmente se você pretende visitar as Basílicas e Capelas.

Você pode se hospedar em Roma, e reservar apenas um dia para passear no Vaticano, o tempo é suficiente. Eu mesma consegui ver tudo com calma, e ainda ir até a Fontana di Trevi pela milésima vez antes de anoitecer. 

TRANSPORTESS

Eu fui do centro de Roma até o Vaticano de taxi. Mesmo não sendo a melhor opção, por conta da dificuldade dos carros passarem por todas aquelas ruazinhas estreitas. Combinei um valor antes de sair, em torno de 20 euros.

O ônibus de turismo também faz paradas no Vaticano. Portanto, se você já tiver comprado o ticket para o passeio, aproveite!

Dentro do Vaticano, você não vai precisar de transporte nenhum, pois todos os monumentos são bem perto um do outro. Aproveite para caminhar e ver a beleza do lugar.

CLÁSSICOS

Basílica de S. Pedro: Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo a sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma. Famosa por se localizar na praça onde o Papa costuma realizar suas missas, é o local mais famoso do Vaticano. Por dentro ela é linda, enorme, cheia de detalhes. Com certeza vale a visita!
Preço: é de graça
Endereço: Piazza San Pietro, 00120 Città del Vaticano

Cúpula da Basílica:  A cúpula da catedral tornou-se um marco no estudo de engenharia de estruturas, apresentando uma concepção conservadora. É muito famosa pela vista que se tem da praça de São Pedro.
Preços: De elevador = 7 euros  -  a pé = 5 euros
Endereço: a entrada fica ao lado da entrada da Basílica 
  • Eu, particularmente, não gostei muito. Realmente, a vista é linda, porém se você for claustrofóbico como eu, vai ter dificuldade na hora de subir. Primeiro, você escolhe se gostaria de subir a primeira parte de elevador, ou a pé (são 320 degraus). Eu escolhi a segunda opção, e não foi ruim. O problema foi a segunda parte, onde os corredores são muito estreitos, fechados, e lotado de pessoas  subindo ao mesmo tempo. Você demora muito para chegar ao topo. Nesse ponto do caminho, você já não pode mais desistir, pois está lotado de gente tanto a sua frente, como depois de você, e não há espaço para você voltar. Chegando no topo, a parte da Cúpula onde se tem a vista da praça é pequena. É preciso muita paciência para ver tudo com calma.

O Castelo de Santo Ângelo:  Também conhecido como Mausoléu de Adriano. Durante a época medieval esta foi a mais importante das fortalezas pertencentes aos Papas.  Com desenho renascentista e todo construído em Mármore Travertino, hoje é um museu administrado pelo Vaticano. De seu terraço superior, tem-se uma magnífica vista do rio Tibre, dos prédios da cidade e até mesmo do domo superior da Basílica de São Pedro. O castelo todo é bonito, e o que vale muito a pena, é a vista do terraço. Eu achei melhor do que a vista da Cúpula, já que é bem mais amplo. 
Preço: de 7 a 10 euros
Endereço: Lungotevere Castello, 50, 00186 Roma
http://www.castelsantangelo.com/
  • Há uma passagem subterrânea entre o Castelo e o Vaticano (mencionada no filme O Código Da Vinci) e dizem que o Papa prefere descansar num quartinho que tem lá.  
  • Dica: existe um restaurante dentro do Castelo, no penúltimo andar, e eu ouvi vários elogios sobre. Não é dos mais baratos, mas você pode comer sentado ao lado das janelas do castelo, com vista para todo o Vaticano.

Museu do Vaticano: Abriga extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos. Possuem também outras áreas, como galerias e capelas, que por si mesmos guardam alto interesse arquitetônico, histórico e artístico.
  • Vá logo pela manhã, pois o passeio demora um pouco, e você pega menos fila. Prepare-se para andar bastante, e faça uma pausa no café localizado lá dentro. O ambiente é super agradável, e você pode comer ao ar livre, nos jardins do Museu.

Capela Sistina:  Fica dentro do Museu do vaticano e foi o que mais gostei. É muito famosa pelas pinturas do Michelangelo, pintor e escultor muito famoso na história italiana. É um ambiente à meia luz, onde todos devem ficar em silêncio, o que cria um clima especial. Ah, nem sonhe em tentar tirar fotos, você será expulso nos primeiros minutos por seguranças à paisana. Vale muito a pena a visita.
Preço: de 8 a 16 euros.
Endereço:  Viale Vaticano, 00165 Roma
http://www.museivaticani.va/



CLIMA

Bem quente no verão, e gelado no inverno. Lembre- se de checar qual será a estação quando você estiver lá para não ser pego de surpresa, e não se esqueça do cuidado com as roupas. Nada de mini saia, short ou decote.

VALE A VISITA E É DE GRAÇA

Como citado nos Clássicos, a Basílica de Sao Pedro é de graça, e vale a visita. Mesmo que você não esteja interessado em conhecer nenhum dos monumentos por dentro (por mais que valha muito a pena), vá para caminhar e dar uma volta por lá. Repare nas construções, e no clima daquele lugar.

É válido checar em quais dias do ano o Papa realiza missas em frente a Basílica. Eu fui pega de surpresa, pois estava lá na época da Páscoa, que é o feriado mais importante para os italianos, e tive a sorte de conseguir ver o Papa sem me programar para isso. E ah, é de graça, você apenas precisa estar presente! haha 

FILMES RELACIONADOS

O Código Da Vinci (2006)  - The Da Vinci Code



...........

Praça e Basílica de Sao Pedro
Basílica de Sao Pedro
Basiílica vista interna (da cúpula)
Museu do Vaticano
Castelo de Sant´Ângelo
Vista do topo do Castelo de Sant´Ângelo
Capela Sistina  (Google)


Colaboração e Fotos: Alexia M. Cozzi para No Fear & Go
lelecozzi@hotmail.com

Nenhum comentário: