Sem medo & Vai!


sábado, março 22, 2014

Füssen - Alemanha

Não é à toa que o trajeto do qual Füssen faz parte, se chama Rota Romântica. O percurso de 380Km é lindo e mescla cidades medievais, muito verde, lagos e alpes.

Füssen é bem mais do que um vilarejo às margens do rio Lech. É uma cidade medieval, cheia de História e charme.  Nela, temos a sensação de estarmos fazendo parte de um livro ou de termos nos transportado numa máquina do tempo.

É impossível saber dizer se Füssen é mais bonita no verão com o verde da natureza e o azul das águas, ou no inverno, quando o  branco da neve impera sobre toda a região.

Dica: Füssen é um lugar para se conhecer no inverno e também no verão, porque parecem cidades completamente diferentes. Também, apesar de ser possível visitar todos os pontos turísticos em um único dia, eu aconselho conhecê-la também à noite. Os restaurantes que parecem tabernas medievais,  a calmaria e o silêncio das ruazinhas e o amarelo da iluminação, fazem desse lugar uma experiência inesquecível.



ANTES DE MAIS NADA


Duas dicas que valem para para toda Alemanha:
-Ausgang significa saída. Mas Ausfahr significa saída de carros. Podemos ver esta palavra nas placas de estrada, para quando um carro vai sair da estrada ou na saída de estacionamentos.
-Quando uma placa com o nome de uma cidade estiver cortada por uma faixa azul, significa que estamos deixando aquela cidade. Também vemos placas de velocidade de algumas rodovias cortadas pela mesma faixa azul, e isso significa que a partir daquele momento acabou o limite de velocidade.


CLÁSSICOS

Castelo Hohes:  não é exatamente um castelo, mas sim uma fortaleza no meio da cidade. É possível visitá-lo por fora, assim como os jardins que o rodeiam.

Castelo Hohenschwangau:  a residência de infância do Rei Ludwig II, tendo sido construído pelo seu pai, o Rei Maximiliano da Baviera.

Castelo Neuschwanstein: construído em calcário (o que lhe confere a cor esbranquiçada), mistura estilos e detalhes medievais. O castelo foi encomendado pelo Rei Ludwig II, que foi considerado louco na época devido à sua personalidade excêntrica e não chegou a vê-lo terminado em virtude de sua morte precoce.

É hoje um dos pontos turísticos mais visitados no mundo e teve sua imponente arquitetura como modelo para o castelo da Cinderela da Disney.  O interior do mesmo pode ser visitado diariamente, com o acompanhamento de guias. No final da visita, após ouvirmos toda a história do castelo,  saímos de lá admirando ainda mais o rei Ludwig, que acima de tudo tinha muita sensibilidade para as artes e bom gosto em suas escolhas.

Para subir até o Castelo Neuschwanstein, há as seguintes opções: Ônibus do próprio castelo (que não funciona no inverno) charretes ou a pé (que pode ser bem cansativo devido à altura). Na base da colina dos castelos, há lojas, restaurantes e uma sede da empresa que administra as visitas e vende os tickets para a entrada e para o transporte.   http://www.neuschwanstein.de

Marienbrücke:  Mesmo no verão, os ônibus ou charretes só chegam até um determinado ponto, sendo que dali em diante o trajeto tem que ser feito caminhando. Nesta parte intermediária está a Ponte Marien que atravessa dois penhascos muito altos com uma queda d´água embaixo. Muitos turistas visitam a ponte para ter uma vista panorâmica do castelo e toda a área em sua volta. A ponte fica fechada durante o inverno.

                                                                                   
CLIMA

O inverno é bastante rigoroso devido à altitude e a maior parte do passeio é feita ao ar livre. Os agasalhos devem ser bem especiais

                                          
COMPRAS  /  RESTAURANTES  /  CAFÉS

Na cidade de Füssen há um pequeno comércio, com lojas e restaurantes. Já no pé da colina dos castelos, há lojas especializadas para turistas, onde impera a figura do Rei Ludwig em todos os tipos de souvenirs que se pode imaginar. É possível comprar também relógios cuco, canivetes suiços e violinos!

Há também vários cafés e restaurantes típicos alemães, com comida farta e preço justo. Recomendo as sopas do dia e o Apfestrudel (famosa torta de maçã) com sorvete ou chantilly. 
     
                                      
PASSEIOS UM POUCO MAIS DISTANTES – PROGRAME-SE

1) Garmisch-Partenkirchen:  (59Km)  Próxima a Füssen, a cidade conta com paisagem, cultura e tem como maior atração o Esqui.  Para os amantes do esporte, esta que já sediou olimpíadas de inverno, é a única pista da Alemanha. E por isso, local muito procurado pelos próprios residentes no inverno.

60Km de pistas – 7 meses por ano. Essa é vantagem de Garmisch. Pistas de esqui para todos os graus de dificuldade,  e para os que praticam snowboard, a rampa mais moderna do mundo downhill e super-G. Os principiantes podem se divertir! No local há aluguel de equipamento e um elevador (ou bondinho) panorâmico para aqueles que querem desfrutar da vista, sem praticar o esporte.

"Partnachklamm" é uma das atrações da cidade para o ano inteiro. Trata-se de uma montanha muito especial para amantes de caminhadas e natureza. O pico mais alto da Alemanha,  o Zugspitze  (a 2.962 metros) é um passeio maravilhoso. Para chegar até ele é bastante simples: Um teleférico partindo do lago Eibsee, percorre 12 quilômetros através das rochas. Lá em cima, a vista dos Alpes é incrível e há uma fantástica exposição de obras de artistas contemporâneos. Arte a 3.000 metros de altura!
http://www.partnachklamm-info.de/fotos.html

À noite, um passeio pela rua Historische Ludwigstrasse, pode ser um programa bem elegante. Lojas exclusivas, restaurantes finos, bistrôs aconchegantes, clubes e discotecas, a noite é de festa até amanhecer. E como se já não fosse bastante, tem um cassino! 

Mais informações sobre torneios de esqui e eventos: http://www.bavaria.us/

2) Munique: (128Km) A capital da Bavaria fica a uma hora e meia de Fussen. Se você puder, faça um roteiro ligando Frankfurt - Fussen - Munique e você terá visitado uma das regiões mais bonitas da Alemanha. Leia mais nos nossos posts completos sobre Munique e Roteiros na Alemanha:
Munique: http://nofearandgo.blogspot.com.br/search/label/Munique
Roteiros: http://nofearandgo.blogspot.com.br/search/label/Alemanha%20-%20V%C3%A1rios%20Roteiros

                
HOTÉIS

Schlosshotel Lisl:  Por estar no pé do castelo, pensei que esse hotel seria muito caro, mas não, está na média de todos de Füssen.  Romântico e com o teto do quarto inclinado, é bonito e tem uma atmosfera de contos de fada. Achei o banheiro um pouco frio, mas talvez seja uma questão de regulagem de temperatura. Na entrada, tem uma área de mesas ao ar livre, muito agradável no verão.  O ônibus do castelo para na porta do hotel. Inconveniente: está sempre lotado.
Nota: Se você quer mesmo se hospedar pertinho do castelo, certifique-se de que estão colocando você nessa unidade que estou mencionando, pois eles tem outro prédio no vilarejo (5km dos castelos)
Neuschwansteinstrasse 1-3, 87645 Hohenschwangau

Altstadt-Hotel Zum Hechten :  Esse hotel é administrado por uma família o que lhe confere um ambiente acolhedor e atendimento muito simpático.  Fica no vilarejo e não é muito barato, mas está na média de todos os outros. Por fora, uma construção típica e por dentro super moderno e confortável. Reformado recentemente. Café da manhã muito bom e tem estacionamento.
Nota:  Não tem elevador! Leve pouca bagagem
Ritterstraße 6, 87629 Füssen


Füssen no Verão

Castelo Neuschweinstein 
Lago Forggensee  
Lisl Hotel
Castelo Hohenschwangau
(Ponte)  MarienBrücke
Vista a partir do Castelo Neuschwanstein 

..........

Füssen no Inverno

Castelo Hohes
Lisl Hotel
Castelo Neuschwanstein
Garmisch-Partenkirchen
Zugsptzie  
Partnachklamm

Fotos: No Fear & Go e Sasieology

Nenhum comentário: