Sem medo & Vai!


quinta-feira, março 20, 2014

Provence - França



Nada mais romântico que a região da Provence na França. 

Na seção de roteiros do Blog, fizemos algumas sugestões de passeio pelo sul da França. Uma delas só pela Provence, com seus campos de lavanda e canyon com águas verdes. Na outra, mesclamos essa mesma região com a Riviera Francesa. Ulálá!

Abaixo, as cidades escolhidas para os roteiros. Suas características e passeios clássicos:


MARSELHA

Banhada pelo mar Mediterrâneo e com clima e atmosfera de verão,  Marselha é também uma cidade em transformação, com construções modernas subindo, trânsito e barulho.
É a cidade mais antiga da França e tem o principal porto do Mediterrâneo (Vieux Port). É possível visitá-la em apenas um dia e conferir a previsão do tempo é importante para ter certeza que o vento, ás vezes muito forte, não vai atrapalhar o passeio.

Marseille - Vieux Port
  
Château d'If:  O castelo fica na pequena ilha de If, na baía de Marselha, e ficou conhecida pelo romance de Alexandre Dumas, onde o personagem  ‘O Conde de Monte-Cristo’ ficou preso. Construído sobre as rochas, serviu de prisão durante 400 anos.e é atualmente um dos Monumento Histórico, muito visitados de Marselha.

Passeio de barco entre Marseille e Cassis:  as belas calanques (falésias de calcário) formam um cenário imperdível. É uma formação geológica muito diferente do habitual, na forma de um vale estreito e profundo, em parte submersa pelo mar . Se localiza em torno do Mediterrâneo. .


Calanques de Cassis

Vieux Port  (o porto antigo): ainda é a principal atração na cidade.

Notre Dame de la Garde:  Basílica católica construída em calcário o que lhe confere uma cor branca, linda. Está localizada num ponto alto e pode ser vista de qualquer parte da cidade. http://www.notredamedelagarde.com

Le Palais Longchamp:  Monumento histórico abriga uma torre de água, o Museu de Belas Artes e o Museu de História Natural

Stade Vélodrome:  O estádio do Olympique de Marseille (time local) está sendo reformado e tem inauguração prevista para este ano (2014). A foto do site explica o que será esse estádio. 
Visite: http://www.arema-velodrome.com/visites/



AIX EN PROVENCE

Na cidade onde nasceu Paul Césanne, famoso pintor francês,  se encontram casarões remanescentes dos séculos 17 e 18 e a sede de uma universidade de 600 anos de idade.

Aix en Provence 

Cathédrale Saint-Sauveur  (Cathedral  Cloister): Monumento nacional da França, a Capela em estilo gótico é uma antiga capela Cloister que significa ter sido um monastério onde ficavam enclausurados.

Fontaine de la Rotonde:  Localizada no centro da cidade, esta fonte é uma das características da cidade. À noite, esta praça é muito bem iluminada e permite que os visitantes desfrutem de sua paz e beleza.

Pavilion Vendome: Prédio construído em 1667, tem um belo jardim francês e, em seu interior, abriga exposições de arte moderna e contemporânea.

Château de Vauvenargues:  Nos arredores de  Aix-en-Provence, este casarão foi adquirido por Pablo Picasso em 1959. O pintor ocupou e remodelou o castelo, de 1959 até 1962. Ele e sua esposa Jacqueline estão enterrados na área do castelo, que ainda é propriedade da família Picasso.



MOUSTIERS-SAINTE-MARIE

A primeira vista parece um vilarejo esculpido nas pedras.  Instalado entre campos de lavanda e as Gorges du Verdon,  o atual vilarejo teve início no século V, quando monges se instalaram nas grutas, criando ali o monastério, ou "moustier". O vilarejo é conhecido como um dos mais belos da França e também pela fabricação de faiança. Pelas ruas estreitas da cidade há lojinhas que vendem faiança, azeite, azeitonas e lavanda, que é cultivada na região. Além disso, a cidade tem um charme próprio da Provence, com suas casinhas terracota, janelas pintadas e enfeitadas de flores. Apesar de seus encantos, a grande maioria dos turistas que visitam Moustiers-Sainte-Maria na verdade estão ali por causa do Gorges du Verdon. É a cidade mais próxima do parque para buscar estadia.

Moustiers-Sainte-Marie

Chapelle de Notre-Dame-du-Beauvoir:  Fica no alto do vilarejo e tem uma vista privilegiada do vale.

Notre-Dame-du-Beauvoir  

Gorges du Verdon: A 29Km ou 43 min está o Canyon considerado como um dos mais belos da Europa.  Com aproximadamente 25km de comprimento e até 700 metros de profundidade, foi formado pelo rio Verdon , que recebeu este nome devido sua surpreendente cor verde- turquesa. A parte mais impressionante encontra-se entre as cidades de Castellane e Moustiers-Sainte-Marie onde o rio atravessa uma montanha de aproximadamente 700 metros de altura. No final do canyon, o rio Verdon deságua no lago artificial de Sainte-Croix-du-Verdon.

Grande parte do Cannyon está dentro do  Parc Naturel Régional du Verdon  que é muito visitado por turistas em busca de esportes radicais como escalada, caiaques ou mesmo caminhadas e trilhas. A escalada é, geralmente, de natureza técnica. http://www.parcduverdon.fr/
O Parque tem sete paisagens turísticas diferentes. Na margem do rio é possível nadar, alugar caiaques e andar de pedalinho. E, para os mais aventureiros, em alguns pontos, é possível fazer canoagem, trilhas e até pular de bungee jumping.


Margem do Gorges du Verdon 
Canyon  Gorges du Verdon

Valensole:  A 19Km ou 22min de Moustiers-Sainte-Marie estão os grandes Campos de Lavanda da Provence. Valensole é uma pequena cidade construída na encosta de uma colina com vista para um pequeno vale, os quais ficam repletos de Lavandas (e às vezes também Girassóis) durante o verão.  Ele está localizado no extremo norte do Parc Naturel Régional du Verdon


Valensole 



fotos:  Brunnen, Martin Fry, Anna Bárbara, cabschau, Marcus Smith



Nenhum comentário: