Sem medo & Vai!


segunda-feira, março 10, 2014

Escalas. Como aproveitá-las

Você tem uma escala  e gostaria de aproveitar estas horas disponíveis para rever ou conhecer alguma cidade. Então, fique atento:

TEMPO

Muitas vezes um passeio de 3 horas por uma cidade já vale a pena. É uma questão de escolher um ponto específico para conhecer.  Num cálculo aproximado, é necessária uma escala de no mínimo 8 horas. Porquê:

Na maioria das cidades do mundo, os aeroportos estão afastados da cidade. Em contrapartida, o sistema de transporte costuma ser bom.  Portanto, pesquise as condições de transporte e trânsito do local a visitar e considere este trajeto. Um exemplo:  no caso de Paris ou Londres,  o trajeto ida e volta do aeroporto é de 2 horas de metrô ou trem.  No caso de São Paulo, é impossível calcular, já que não há metrô e o trânsito é muito complicado.
Conte meia hora para desembarque e controle do passaporte.
Considere chegar de volta 2 horas antes do horário do seu vôo, e não arrisque atrasar, pois os aeroportos na Europa e USA levam bastante tempo no cheque- in e na vistoria de bagagens por causa das ameaças terroristas.
Considere meia hora para um lanche ou café que ninguém é de ferro.


ANTES DE MAIS NADA

Não esqueça de conseguir um mapa do roteiro a ser feito e sugiro que você coloque um alarme no seu celular para ser lembrado do momento de voltar.


DICAS PARA ESCALAS EM ....


Ø PARIS: O site Conexão Paris*  dá a seguinte dica como roteiro para aproveitar uma escala de no mínimo 7 horas:   http://www.conexaoparis.com.br/2014/03/10/escala-em-paris-veja-como-aproveita-la-para-conhecer-ou-rever-a-cidade/


Ø LONDRES: Se você não estiver preocupado com economia, você poderá pegar facilmente um taxi no aeroporto. Num trajeto de aproximadamente 1 hora, e preço de 70 libras, ele poderá deixa-lo na frente do Big Bem e com certeza ele passará por vários pontos turísticos no trajeto. Porém, taxistas ingleses são muito calados. Peça a ele no início da viagem que lhe mostre no caminho os pontos mais conhecidos da cidade.

Chegando ao Big Bem, você estará de frente para o rio Tâmisa, na altura da London Eye e do Parlamento inglês. Há 15 minutos a pé pode se chegar ao Palácio de Buckinham. Aproveite para tomar um típico chá Inglês.



Ø AMSTERDAM:  O aeroporto Amsterdam Schiphol é um dos mais bacanas e organizados da Europa e você pode deixar sua bagagem de mão num armário. Procure pelo Luggage Locker do Schiphol. 

De dentro do aeroporto sai um trem que leva 30/40 minutos até a estação central de Amsterdam. Logo perto dessa estação tem um passeio de barco que custa por volta de 10 euros, e leva em torno de 1:30h para completar o trajeto. Ele faz uma volta pelos canais e dá pra ver bastante coisa: Anne Frank museum, Red Light District, Chinatown, a prefeitura, Van Gogh museum e obviamente o que Amsterdam tem de mais incrível, as construções típicas em toda a cidade.  Caso você tenha que esperar muito para o próximo barco chegar, parta para o Plano B que é sair andando pela cidade: Eu sugiro seguir na frente da estação para a Praça Dam, de lá seguir para a região dos museus Van Gogh e Rijks, começar a retornar usando os trans (parecem bondes) seguindo em direção ao bairro Joordam e voltar para a estação central. Esse passeio a pé seria de aproximadamente 2:30m

Outra opção é rodar a cidade de bicicleta, mas cuidado com a quantidade delas e a forte habilidade que o holandês tem em ser louco com suas bikes. Mais informações sobre as regras para se andar de bike em Amsterdam:





foto: No Fear & Go

Nenhum comentário: