Sem medo & Vai!


domingo, março 23, 2014

Museus de Carros Alemães

O carro que conhecemos hoje, foi  resultado de uma longa evolução.

Primeiramente, durante a Renascença, o pintor e inventor Leonardo da Vinci projetou um triciclo, movido a corda. Três séculos depois, o engenheiro francês Nicolas Cugnot criou a carruagem movida a vapor. Mas o automóvel, com motor a explosão e combustível,  foi criado a partir de 1850. E por quem?  Por dois engenheiros alemães, olha só!!  Karl Benz e Gottlieb Daimler, montaram duas fábricas de automóveis, concorrentes, movidos a gasolina e, por isso, são considerados os inventores do carro moderno.

A Alemanha hoje abriga vários museus automobilísticos.  Tão lindos e tão modernos, que chega a ser estranho chamarmos de “museu”.

Segue aqui o depoimento de um visitante assíduo (risos):

"O interessante quando se entra em qualquer museu de carro alemão, desses de marcas famosas que utilizam como instrumento, o marketing, é que tudo está previamente preparado, pensado e testado para entretê-lo independente do motivo que o fez aparecer ali. Desde a espera na fila para a compra dos tickets, o tempo na escada rolante ou toda a parafernália tecnológica envolvida.

Aí você pode perguntar:  vale a pena visitar?  - Vale!

Independente do seu perfil, eles deixam tudo ao seu alcance e ao seu gosto.

O “aficionado pelo mercado automobilístico” – sim, você!  vai encontrar todo o histórico envolvido nessa área e vai comprovar que em 1960 quando nem tínhamos itens de segurança obrigatórios, quando as nossas estradas (a deles) eram verdadeiros circuitos de terra batida (as nossas continuam até hoje) esses motoristas/corredores heróis chegavam a incríveis 170 km/h com toda uma tecnologia que não conseguimos imaginar como tinham acesso. Você vai poder encontrar todos os modelos possíveis para agradá-lo, desde carros de bombeiro, carros de corrida, toda a evolução do design ano a ano, os modelos atuais e aqueles que ainda estão por vir. Tudo com cores, modelos e projetos perfeitamente colocados de forma que você siga por corredores em diversos andares, sem nem perceber como conseguiu gastar três horas num assunto que para nós mortais, não superaria vinte minutos. E tudo esta preparado para atender até aquele técnico PhD que está interessado na temperatura da combustão. Durante todo o trajeto estão disponibilizados vídeos e áudio em diversos idiomas - claro que previamente solicitados e pagos no momento da compra dos ingressos. Lembrem-se Alemanha é primeiro mundo! Museu é “business” e gera lucro, diferente das nossas economias subnutridas.

- e se você não gosta de carros, aqui também é o lugar. Além da beleza da arquitetura do prédio, há o espaço do café com diversas opções de salgados e tortas tentadoras, capazes de deixar qualquer dieta de shake como algo bem distante em nossa memória, que atende e nos surpreende com tanto sabor, beleza e organização.

- se você é mais sofisticado, o restaurante cinco estrelas no final da sua visita irá atendê- lo perfeitamente, com toda a sua gama de vinhos e espumantes.

- para as crianças todos os botões, luzes e sons existentes são perfeitos. Ainda assim há sempre uma surpresa a mais. No caso da Porsche há um stand do filme carros, com a sua estrela principal - a marca - e aí claro, todos os adultos (como eu) passaram na frente de todas as crianças e não perderam a oportunidade de realizar algum sonho guardado.

- agora se você faz parte dos exibicionistas, existe um modelo previamente separado para os “selfies” de plantão.

No fim é claro, eles ainda nos deixam mais felizes nos dando a oportunidade de “comprar” modelos, canetas, camisas, calendários, tudo que possa conter a marca e deixar nossos amigos com vontade de conhecer um museu de carro Alemão."


THE PORSCHE MUSEUM
Porscheplatz 1, 70435 Stuttgart



BMW Museum
Am Olympiapark 2,  80809 München  


 
MERCEDES-BENZ MUSEUM
Mercedesstrasse 100,  70372 Stuttgart
http://www.mercedes-benz-classic.com/museum



AUDI MUSEUM
Ettinger Strasse, 85045 Ingolstadt




MUSEUM SINSHEIM: 
A 1h de Frankfurt está localizado este museu que abriga mais de 3 mil objetos, réplicas, carros e até um Concorde que pode ser visitado por dentro. Há também tanques de guerra, locomotivas e um carro que pertenceu a Adolf Hitler. É certamente, o mais instrutivo de todos.
Eberhard-Layher Strasse 1, 74889 Sinsheim

Triciclo idealizado por Leonardo da Vinci
o carro de Hitler
Concorde


Depoimento e Fotos: Pedro Cozzi para No Fear & Go
pedro.cozzi@gmail.com

Pedro Cozzi - Porsche

Nenhum comentário: