Sem medo & Vai!


terça-feira, fevereiro 18, 2014

Itatiaia - RJ

Este é um destino para você que é amante de escaladas, caminhadas e cachoeiras. O Parque Nacional do Itatiaia está localizado a 295 km de São Paulo pela via Dutra. Estado do Rio de Janeiro.


ANTES DE MAIS NADA

Você já deve saber, mas nunca é demais reforçar:  não esqueça roupas e sapatos adequados para as escaladas.

Para escaladas procure o guia  LEVY: http://www.levyecologico.com.br  ou https://www.facebook.com/levy.ecologico?fref=tsEntre em contato antes de ir para lá. Nenhum outro conhece o parque como ele.



TRANSPORTES

No Parque Nacional você deve chegar de carro, pagar uma taxa na portaria. Se quiser, com um acréscimo de 50% do valor, a taxa é válida para o dia seguinte. Caso não o faça, no dia seguinte deverá pagar o valor cheio novamente.


CLÁSSICOS

Visconde de Mauá (2,4Km) e  Maringá-RJ (3,4Km): Conhecidas pelo artesanato local, têm belíssimas cachoeiras e trilhas. A locomoção com carro é bem difícil, então é melhor deixá-lo estacionado e ir caminhando. Outra opção é alugar uma moto ou um quadriciclo.

Penedo: (32Km) conhecida como a "Finlândia Brasileira". Além de ser uma das mais belas paisagens do país, tem o privilégio de oferece acesso fácil aos parques. Aliado à beleza natural, o vilarejo oferece uma vasta e variada rede hoteleira, restaurantes de alta qualidade, lojas de artesanato e um comércio local diversificado, bem ao gosto de quem procura a região para fugir da agitação dos grandes centros urbanos.

CLIMA

Caso queira fazer escaladas nas maravilhosas montanhas da região, a melhor época são os meses de outono e inverno, onde chove pouco, propiciando paisagens de tirar o fôlego.


APROVEITE A CHANCE

Escalada do pico das agulhas negras É o quinto maior pico Brasileiro. Aproveite e conheça o prédio administrativo do parque, onde você verá as diversas espécies de fauna e flora existentes no parque.

  • Leve bananas. Ao entrar no parque você será recepcionado por uma infinidade de macacos. E ao sair do carro não esqueça de fechar as janelas, pois ao voltar você corre o risco de não encontrar  mais sua mochila ou bolsa.
  • Importante! na parte baixa, onde estão as cachoeiras, existe um horário de visitas até as 16hs. Depois disso você até pode ficar por lá, mas nada de cachoeiras.
  • Para visitar a parte alta do parque, onde se localizam os trechos para as montanhas, eu diria que é necessário um guia credenciado, caso contrário você só vai perder tempo.

LOJAS

Diversas lojinhas vendem roupas e calçados, além de coisas para comer, tipo mel,  doces queijos, vinhos etc...

VALE A VISITA E É DE GRAÇA!

Pico da Pedra Selada: A 1755 metros de altitude é fichinha de escalar. Vá preparado com água e vestimentas adequadas. Eu não acho que seja necessário um guia (eu fiz sem), mas é aconselhável não ir sozinho. Sempre tem alguém por lá, subindo. Aproveite as companhias e siga as placas.
http://www.viscondedemaua360.com.br/paisagens/pico-da-pedra-selada


HOTÉIS

Existem diversos hotéis e pousadas no local, inclusive quartos para alugar, mas os preços são bem salgados.


Pousada Quatro Estações
Pousada com cara de nossa casa.Fica a 1Km da portaria do Parque na parte baixa. Aproximadamente uns 5km antes de chegar em penedo.



..........





Colaboração e Fotos:  Alessandra Poli para No Fear & Go
poliaap12@gmail.com

Nenhum comentário: