Sem medo & Vai!


sábado, fevereiro 01, 2014

Escócia

"Edimburgo é um destino que nunca esteve nos meus planos, e nunca foi meu sonho conhecer. Caí lá por acaso, pois as passagens pra qualquer lugar da Escócia geralmente são bem baratas. Aproveitando a oportunidade de já estar na Europa, eu e uma amiga resolvemos passar 4 dias lá, onde acabamos nos surpreendendo, e com certeza hoje posso dizer que  foi o destino que mais gostei de ter conhecido.


ANTES DE MAIS NADA


Lembre-se que a Escócia faz parte do Reino Unido, então a moeda local é Libra. Por isso, planeje-se! suas despesas serão maiores e você precisará trocar dinheiro se estiver vindo de uma outra região da Europa. 

TRANSPORTES

Esta é uma cidade bem pequena, então dá para conhecer a maioria dos lugares a pé. É tranquilo porque os lugares são próximos. O único problema é que a cidade não é plana, de vez em quando surge um "morrinho" para subir (risos).
Uma boa opção é pegar um daqueles ônibus de turismo, onde você pode escolher pagar por 24h ou 48h, e passa por todos os pontos turísticos da cidade. Nós pegamos apenas por 24h, e acho que deu pra conhecer bem os lugares, mas fica  a critério de cada um.
Edimburgo tem taxi por toda parte, e não costumam ser caros, pois a cidade não é grande. O legal é que até o taxi tem aquele estilo inglês, então são super bonitinhos.
  • Não esqueça da mão inglesa! Por via das dúvidas, olhe para os dois lados ao atravessar a rua :)
CLÁSSICOS

Castelo de Edimburgo

Este castelo é uma antiga fortaleza que se situa no topo do Castle Rock (Rochedo do Castelo). Trata-se de um dos mais importantes castelos do país, sendo a segunda atração turística mais visitada na Escócia, ao receber anualmente cerca de um milhão de pessoas.
Por ficar no topo de um rochedo, dá pra ver o castelo de qualquer ponto da cidade. Ele é super bonito, e foi o castelo que serviu de inspiração pra J.K. Rowling criar o castelo de Hogwarts, na história do Harry Potter. 
Dica importante: Existe um canhão (One O'Clock Gun), que é disparado todos os dias, exceto aos Domingos, precisamente às 13:00h. Eles são bem pontuais, então se estiver por lá, pare pra assistir (e não se atrase porque eles são Britânicos  né?)
Horários:
Verão (de 1o. de Abril a 30 de Setembro)  das 9:30 - 18:00
Inverno (de 1o. de Outubro a 31 de Março) das 9:30 - 17:00
Ultima entrada: uma hora antes do horário de fechamento.

Preços:
Crianças (5-15 anos) - £9,60
Adultos (16-59 anos) - £16,00
Acima de 60 anos - £12,80



CLIMA

Não vamos repetir aqui o que qualquer site ou aplicativo te informará a respeito do Clima, mas se temos uma dica a respeito é:



  • Não acredite em temperaturas de verão e leve uma blusa. Sempre!
APROVEITE A CHANCE
Pense bem, você gastou uma grana com passagem, hotel e não sabe quando vai voltar neste lugar. Esta seção é a famosa "já que ...". Então já que você está na Escócia, gaste um pouquinho mais e não perca:

Ø  Highlands Tour:   Os Highlands (Terras Altas), são uma zona montanhosa no norte da Escócia. É o lugar mais bonito que já visitei em toda a minha vida. Vale muito a pena!
Eu comprei o passeio em um daqueles locais de informação ao turista que ficam no centro de Edimburgo, onde eles oferecem vários tipos de passeio, e o que eu escolhi incluia Highlands e Lago Ness. O ônibus pega cada passageiro em seu hotel/hostel, ou em uma região próxima de onde estiverem hospedados. O passeio dura o dia inteiro, e além dos pontos principais, tem paradas a cada hora para comer ou ir ao banheiro.
Além de tudo, o ônibus passa por estradas lindas, castelos, por Skyfall, onde filmaram um dos filmes do 007, e também perto de uma linha de trem, onde filmaram cenas dos filmes do Harry Potter. A maioria desses lugares, dá pra ver de dentro do ônibus mesmo. Ou seja, não dá pra ir pra Edimburgo sem visitar essas belezas naturais.

Preço - £41,00 (não está inclusa nenhuma refeição)


Ø  Lago Ness: O lago Ness (Loch Ness) é um lago de água doce localizado em Highland, É mundialmente conhecido pela lenda de que existiram aparições do Monstro do Lago Ness, conhecido pelos habitantes locais por Nessie.
O ônibus faz uma parada na região de "Fort Augustus", que é praticamente uma vila, onde existem várias lojas, cafés e restaurantes para passear antes ou depois de visitar o lago. Lá também tem uma estrutura imensa na forma do monstro Nessie, quee todo mundo tira uma foto com ele.

LOJAS


Primark
É uma rede de lojas do Reino Unido, super barata, e com grande variedade de roupas, sapatos, acessórios, utensílios domésticos, e produtos de beleza. É o lugar mais barato que você terá visto na vida! Independente do que você estiver procurando, não custa dar uma olhada. Duvido que você saia sem comprar nada. 

VALE A VISITA E É DE GRAÇA

Palácio de Holyroodhouse
É um palácio que serviu como principal residência de Reis e Rainhas da Escócia. A Família Real inglesa usa frequentemente este Palácio em suas visitas ao país. 
Eu não entrei, pois o passeio custava cerca de £11,00 e as pessoas que conheço que foram, me disseram que não vale a pena entrar. Mas o passeio pelas redondezas e principalmente na loja de souvenirs do Palácio, com certeza, valem a visita! A loja é linda, super bem cuidada e dá vontade de comprar tudo... As coisas são uma graça! Você precisará de muito auto controle.

Princes Street Gardens
É um parque público localizado no centro de Edimburgo, abaixo do Castelo. O parque é super gostoso, e como na época que fui era quase verão, estava lotado. As pessoas aproveitavam o sol para ficar sentadas ou deitadas na grama, ao ar livre (por mais que não estivesse muito quente). Vale dar uma volta, aproveitar um pouco do sol que é raridade por lá, e ter uma vista linda do Castelo.


HOTÉIS


St, Christopher’s Hostel
Eu fiquei hospedada no St. Christopher, que faz parte de uma rede, que existe em várias capitais famosas da Europa. É um hostel, muita gente no mesmo quarto, sem muita mordomia ou privacidade. Ponto fraco: e bota fraco nisso, o banho era frio!  Pontos fortes: ótima localização (bem no centro da cidade), preço imbatível (cerca de £15,00 por noite), café da manhã ótimo (incluso), e a atmosfera que era muito boa, além do ótimo atendimento.
9-13 Market Street, EH1 1DE, Edinburgh
http://www.st-christophers.co.uk/edinburgh-hostels                                   


PUBS, BARES E CAFÉS

St, Christopher’s Hostel

Passamos praticamente todas as noites no bar do próprio hostel que estávamos. Fizemos amizade com as pessoas que estavam hospedadas lá, e com os funcionários, que eram super legais. Cada noite tinha uma banda diferente, e no último dia, os funcionários fizeram uma festa a fantasia (só eles foram fantasiados), mas foi bem engraçado. E não era muito caro. Vale pelo menos passar por lá durante uma noite. Lugar agitado e animado!                                                                           
9-13 Market Street, EH1 1DE, Edinburgh

The Elephant House
O The Elephant House é um café bem famoso, onde a J.K. Rowling costumava ir para escrever as histórias de Harry Potter. O café é bem bonitinho, e as grandes janelas dos fundos tem vista para o Castelo de Edimburgo. Era em uma mesa do lado dessas janelas onde ela costumava sentar, pedir um café, e escrever em guardanapos, enquanto sua filha dormia. Nós pedimos a original cerveja amanteigada (típica das histórias de Harry Potter), e uma porção de pão de alho. Confesso que a cerveja não era tão boa assim, mas gostamos da porção. Não era muito caro, e o ambiente é bem gostoso.
Na mesma região do café, existem diversos outros restaurantes e pubs.                
21 George IV Bridge, Edinburgh EH1 1EN
contact@elephanthouse.biz


INFORME-SE

Durante o passeio de ônibus pelos Highlands, o motorista comentou que existe um outro passeio que é inspirado nos filmes do Harry Potter, onde você pode comprar uma passagem de trem para Hogwarts, personalizada com o seu nome, e onde também é possível ver o “carro voador” da família de Rony (utilizado no segundo filme da série). Como não tínhamos mais tempo não pudemos ir atrás de informações para fazer esse passeio. Mas com certeza teríamos feito se soubéssemos antes."



VIDEOS E FILMES RELACIONADOS

O mundo segundo os brasileiros - Edimburgo
https://www.youtube.com/watch?v=ragXcww4wDo

Edimburgo
Edimburgo
Highlands (Caminho)
Highlands
Lago Ness
Edimburgo



Colaboração e fotos:  Alexia M. Cozzi para No Fear & Go
lelecozzi@hotmail.com


Nenhum comentário: