Sem medo & Vai!


terça-feira, fevereiro 25, 2014

Barcelona - Espanha

"Barcelona é uma cidade para turistas tradicionais e para aqueles que procuram diversão. 

Decidimos ir à Barcelona, procurando uma viagem menos "turística" e mais voltada para bares, baladas e principalmente calor e praias. Por fim, encontramos uma cidade super jovem e agitada, cheia de mochileiros. Ótima para quem gosta de sair à noite e fazer amigos.

ANTES DE MAIS NADA


Em Barcelona não se fala muito Inglês, mas dá para se comunicar em Português. Eles se esforçam para te entender.

Esteja atento aos endereços corretos, pois muitas vezes os taxistas e pessoas na rua não sabem os nomes das ruas, e como são todas muito parecidas, você pode acabar se perdendo (principalmente a noite).


TRANSPORTES


Nós pegamos aquele ônibus de turismo (que nesse caso é verde, não vermelho), que faz três linhas diferentes. Fechamos por 48 horas, e podíamos escolher qualquer uma das linhas. O preço é bom, em torno de 40 euros, e faz a cidade toda. Detalhe: como a cidade é grande, tem um pouco de trânsito, e as distâncias são um tanto longas, portanto, é melhor se programar antes de sair.

Táxis são fáceis de encontrar, e geralmente um percurso de 10 minutos sai em torno de 5 euros. A noite, é uma ótima opção pra voltar da balada.

Do aeroporto até o hotel (próximo a Sagrada Família), dividimos um táxi com uns brasileiros que conhecemos no vôo, e saiu em torno de 30 euros. Para irmos embora, pegamos o Aerobus que sai da Plaza Catalunya a cada 5 minutos, e leva em torno de 35 minutos do centro ao aeroporto (e vice e versa). O preço do ônibus é em torno de 6 euros só ida, e 10 euros ida e volta. Para chegar até a Plaza, que era um pouco distante do hotel, fomos de táxi e pagamos em torno de 10 euros.

CLÁSSICOS

Parc Guell: É um grande parque urbano com elementos arquitetados e construídos pelo famoso Antoni GAUDÍ. De cima do parque é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade. Há partes que é preciso pagar para ver os trabalhos nas paredes e assentos, mas uma grande parte, talvez a maior, tem entrada gratuita. No verão abre também à noite.
http://www.parkguell.es/en/portada

Estádio do Barcelona FC:  Conhecido como Camp Nou, é o estádio do time espanhol, com capacidade para 99 mil torcedores. É o 5º maior estádio de clubes do mundo e o maior da Europa. No local está situada a parte administrativa e o museu do clube. O passeio é incrível! É bonito e para quem gosta de futebol, o museu é muito interessante. Dentro dele é possível tirar fotos com taças, como se você estivesse ao lado dos jogadores. No final do passeio, claro, tem uma loja enorme com todos os itens do time: camisas, bonés, gorros, etc. Para ter acesso ao estádio, museu, vestiários, é preciso desembolsar 23 Euros.

Aos Domingos abre somente meio período. É bom checar datas e horários em dias de jogos, pois são alterados com frequência. http://www.fcbarcelona.com/camp-nou

Sagrada Família: O grande templo católico, desenhado por GAUDÍ durante 40 anos, é considerado por muitos críticos como a obra prima da arquitetura catalã. O templo nunca ficou totalmente pronto e ainda está em reforma. Entrada em torno de 15 Euros. No verão o horário se extende até as 20h.
http://www.sagradafamilia.cat/docs_serveis/infoTarifesInd.php
  • Aproveitando a ida até a Sagrada Família, procure pela sorveteria (na mesma rua) chamada Farggi. É o melhor sorvete que tomei na vida! (veja mais em Bares e Restaurantes abaixo).

Bairro Gótico:  É provavelmente o bairro mais bonito de Barcelona. As casas antigas, ruas estreitas e sinuosas, igrejas no estilo gótico, fazem a atmosfera desse lugar. Nesse bairro, fica a rua mais famosa de todas, La Lambla com uma variedade enorme de bares, lojas, barracas, artistas e muitos, muitos turistas fãs de teatro. Ótimo para passear.
  • Cuidado! a região é a mais visada por batedores de carteiras devido a grande circulação de pessoas. Eu não tive problemas, mas é sempre bom estar atento.
CLIMA

Barcelona é bem quente no verão. Fui no final de julho e peguei em torno de 35 graus. O clima é ótimo pra ir na praia, tomar sol, porém não se engane, por mais calor que esteja, a água do mar é sempre muito gelada!

APROVEITE A CHANCE

Restaurante Moncho´s: Quando visitar o Port Olimpic, aproveite para experimentar a melhor Paella de Barcelona, no Moncho´s. É um restaurante bonitinho e muito agradável, de frente para a praia. Uma porção que segundo eles serve uma pessoa, sai em torno de 20 Euros. É muita comida e com certeza daria para alimentar duas pessoas, mas o restaurante só aceita servir porções individuais.
Endereço: Calle de la Marina, 19-21 - 08005 Barcelona

VALE A VISITA E É DE GRAÇA

Ø  Parc Guell e Bairro Gótico  (citados nos Clássicos) são de graça.


Ø  La Barceloneta: É um bairro de praia do Distrito de Ciutat Vella, um dos mais modernos da cidade. Lá se localiza a praia mais famosa que leva o nome do bairro. Vale o passeio pela praia, lotada de turistas, onde se pode tomar sol e aproveitar o mar (muuuuito gelado!) e pelo Port Olimpic, local que foi construído para sediar as Olimpíadas de Verão de 1992.


Ø  Gràcia: É um distrito que abrange alguns bairros da cidade e onde se localiza o parc Guell. A animada vida das ruas de Gràcia, cheia de bares, restaurantes e lojas fazem desse lugar um dos mais atrativos e badalados da cidade. Esse distrito é independente, mesmo fazendo parte de Barcelona há mais de cem anos. Aproveite para parar em algum barzinho e tomar uma cerveja nas tardes quentes de verão.



BARES E RESTAURANTES


Ice Barcelona: É uma parada obrigatória para tomar um drink. Fica localizado em uma travessa de frente pra praia da região de La Barceloneta, onde é cheia de bares e baladas. Por fora é um bar normal, e se quiser conhecer o Ice Bar, você entra em uma espécie de um freezer, com temperatura de -8 graus, onde é cobrado um valor a parte, e você ganha um drink. Fique tranquilo que eles disponibilizam casacos e luvas para os clientes (só as pernas que não tem jeito e ficam de fora). O serviço é ótimo, todos são muito atenciosos. Tudo é feito de gelo dentro do bar: esculturas, um banco onde as pessoas podem sentar, e até o copo onde o drink é servido. Foi uma das experiências mais legais dessa viagem, e é uma parada rápida mesmo, pois é difícil aguentar mais de 20 minutos lá dentro. Preço: 15 Euros (inclui um drink e as roupas)
Endereço: Vila Olimpica / Playa de Somorrostro - 08005 Barcelona
http://www.icebcn.com/index.php?lang=es

Opium: Uma das baladas mais famosas da região, recomendada por vários amigos moradores da cidade. Somente para maiores de 21 anos e bem vestidos. Sim, eles barram quem estiver de camiseta, bermuda ou mulheres sem salto alto. Toca todo tipo de música, uma casa super bonita. Fica em La Barceloneta.

Endereço: Passeig Maritim de La Barceloneta, 34 - 08003 Barcelona
http://www.opiummar.com

Shôko:  Durante o dia é um restaurante, à noite vira balada. É famosa pelas festas temáticas e Djs internacionais. De frente para a praia, ambiente agradável, super bonito, tem uma área para fumantes ao ar livre com sofás. Gostei muito! Bom atendimento e toca todo tipo de música. Não é caro e você pode conseguir um vip na hora da entrada, conversando com a recepcionista. Ah, no preço está incluso um drink.

Endereço: Passeig Maritim de La Barceloneta, 36 - 08003 Barcelona
http://www.shoko.biz vem com muita bebida e geralmente doces, não percebemos a quantidade de álcool que tem.

Espit Chupitos: É uma rede com vários bares por toda Barcelona, com uma variedade incrível de "chupitos" (mais de 700!). Os chupitos nada mais são do que os famosos "shots" do resto do mundo. Vale a visita, pelo menos para ver alguém escolhendo o mais famoso da casa, o "orgasmo", em que a pessoa bebe com os olhos vendados. A maioria dos shots é feita com fogo, e tem nomes muito engraçados. Uma boa dica é pedir uma das jarras que eles vendem com os mais diferentes tipos de drinks. Não lembro o nome da que eu pedi, era vermelha e bem docinha. Mas cuidado, pois as jarras. Foi um dos bares mais legais que conheci e as bebidas muito boas!!
Endereço: Calle Aribau, 77
http://www.espitchupitos.com

Sorveteria Farggi:  É uma rede grande e tem diversas lojas por toda a cidade. Se você deparar com alguma delas, a qualquer hora, aproveite para experimentar. O melhor sorvete que tomei na vida! São sorvetes 100% naturais, sem corantes ou conservantes. Os mais famosos são pistache e frutas vermelhas com yogurte.
http://www.garggi.com/home.php


VINHOS


Os vinhos espanhóis sempre se concentraram em três estilos: Tintos de Rioja, espumantes de Cava (Catalunha, região de Barcelona) e os fortificados Jerez (ou Xerez)em sua maioria de Andaluzia.

Mas nos últimos vinte anos outros vinhos vem causando muito interesse como os tintos da Catalunha, brancos da Galícia (região de Santiago de Compostella) e Rueda(região centro Norte), assim como tintos suaves da Ribera del Duero.

O vinho espanhol é basicamente derivado da uva Tempranillo, que tem semelhanças com a Cabernet Sauvignon. Em Portugal esta mesma uva se chama Tinta Roriz e é utilizada no vinho do Porto. A Tempranillo é a mais plantada na Espanha e casa muito bem com o envelhecimento do vinho em barris de Carvalho. As vinícolas de Rioja (no centro Norte) produzem tintos secos semelhantes ao Bordeaux e juntamente com Ribera del Duero e Navarra utilizam a Tempranillo.

A Grenache (ou Garnacha) outra uva vermelha e mais resistente a falta de água, é utilizada em alguns vinhos espanhóis, mas geralmente não aparece nos rótulos (talvez porque há uma disputa com a França pela nacionalidade dessa fruta) Enfim, os vinhos que constam a Grenache são Priorato, Côtes-du-Rhône e Châteauneuf-du-Pape.

PASSEIOS UM POUCO MAIS DISTANTES – PROGRAME-SE

Ibiza:  É uma ilha a Leste da costa da Espanha com muitas praias e belezas naturais. Porto, praias (muitas), catedral, torre, parque aquático, museu, apesar de pequena, Ibiza tem de tudo, mas ainda não conheço ninguém que tenha pensado em ir para lá que não fosse para curtir as baladas. Berço da Pachá (com filial em SP), Space e Privilege também são baladas famosas e lotam, principalmente no período de Julho e Agosto.

A distância entre Barcelona - Ibiza é de 8 horas de carro, 10 horas de ferry-boat ou 0:50h de avião. Assim como a ponte aérea SP-Rio, os preços desses vôos podem variar bastante (de 30 até 100 Euros) dependendo da época do ano.

Ushuaia Beach Hotel: Não é barato, mas é novo e muito bem localizado e frequentado. O público hospedado é bem jovem, já que o hotel oferece atrações como piscina com Dj´s.

Ø  Dica: Ouço muita gente dizer que gastou muito mais por não ter se organizado com antecedência. Por isso vá para Ibiza com passagens, hotéis, tickets, comprados com antecedência.



COMPRAS       *Veja postagem sobre Tax Refund  para Turistas

La Roca Village / Chic Outlets: O Chic Outlet, lojas no formato de villas, está presente em 9 cidades da Europa. O da Espanha é o La Roca Village e está a 30 min de Barcelona. Há transporte próprio. Maiores informações no site. Se você é turista, não esqueça de pedir TAX REFUND (Veja postagem no Blog)
La Roca Village, 08430 Santa Agnès de Malanyanes (La Roca del Vallès), Barcelona
http://www.larocavillage.com/pt-br/home/home

HOTÉIS

Ibis Sagrada Familia: Fiquei hospedada em um Ibis bem próximo a Catedral Sagrada Família (um quarteirão para ser mais exata). Localização ótima, bem no centro da cidade e próximo da maior parte das coisas. Mais econômico que a maioria dos hostels que procuramos, com café da manhã incluso. Como quaçlquer outro Ibis, é confortável e tem ar condicionado nos quartos (o que fez toda a diferença, pois estava muito quente no período que estive lá).
Localização: Carres Napols 230 / 232"


FILMES RELACIONADOS

O mundo segundo os brasileiros - Barcelona
https://www.youtube.com/watch?v=pHplUIVYgeE

Vicky Cristina Barcelona (2008) - Vicky Cristina Barcelona



..........
La Barceloneta
Camp Nou
Ice Barcelona

Colaboração e Fotos: Alexia M. Cozzi para No Fear & Go
lelecozzi@hotmail.com



Um comentário:

Danielle disse...

Oi, tudo bem!

Vi que vc se hospedou no ibis Sagrada Família e gostaria de saber se a localização dele é favorável para andar por ali de noite.
É seguro? Há restaurantes?
Minha outra opção seria o Urban Gran Ducat, que fica mais perto da praça Catalunya.
Como nunca fui a Barcelona, estou tentando descobrir qual seria melhor opção...
Agradeço se puder ajudar! =)