Sem medo & Vai!


quarta-feira, abril 23, 2014

Intercâmbio Vancouver - Canadá

Esta postagem é específica sobre o assunto Intercâmbio e curso de Inglês. 
Para mais informações sobre Vancouver ou turismo no Canadá, visite nossa página: http://nofearandgo.blogspot.com.br/search/label/Vancouver


Intercâmbio em Vancouver por Caroline Razera

Vancouver é umas das cidades muito procuradas pelos brasileiros para intercâmbio e cursos de Inglês. É uma cidade alegre, bonita e aberta para os estrangeiro, ou seja,  um destino perfeito para intercambistas. Chuvosa, mas ao mesmo tempo encantadora, com seus parques, bares e lindas montanhas ao redor da cidade. Já pensou em acordar todos os dias com uma montanha no seu horizonte?"


O visto

O consulado canadense (pelo menos no Brasil) é exigente. Normalmente agendam entrevistas e concedem vistos para curtos períodos de tempo. No caso de estudantes é preciso comprovar o motivo da viagem. Sugerimos também que seja tirado o visto com “múltiplas saídas” para que você possa sair e retornar ao país a hora que quiser. Os EUA estão ao lado e é possível fazer tours para lá até nos finais de semana. Mas não esqueça: Para entrar nos EUA é preciso ter visto válido também. Tire antes de ir!


Escola recomendada

ILSC - International Language Schools of Canada / Vancouver


A escola

As escolas canadenses oferecem alguns cursos como por exemplo: marketing, administração, Francês e até dança, para pessoas com o inglês mais avançado.

A hospedagem

Fiquei numa família de chineses. Eles eram relativamente atenciosos e quando precisei (torci o joelho, e fiquei doente mais tarde) eles me deram todo o apoio. Foi difícil me adaptar à comida, e senti que eles não faziam nada a mais do que o esperado. Estavam mesmo me recebendo apenas pelo dinheiro. Cheguei a conhecer outras famílias que viajavam ou faziam churrascos para seus “filhos estrangeiros”, pais maravilhosos.

A agência ILSC dá todo o apoio aos alunos, desde para troca de famílias, como dicas sobre a cidade ou viagens.  Todo mês eles entregam um calendário com viagens que o aluno pode fazer pela escola como Rocky Mountains, Whistler e Seattle, e também passeios pela cidade, ingressos grátis para baladas, jogos de hockey, degustação de cerveja entre outras coisas. Eu gostei e recomendo.

Para quem preferir não ficar em casa de família, ou para se hospedar enquanto procura alguém para dividir um apartamento, os albergues são uma boa opção a curto prazo, mas são limpos e muito baratos. Indico a rede HI HOSTELS (albergues da juventude). Também, para quem quer passar um final de semana em Victoria ou Whistler, os HI HOSTELS de lá são lindos! http://www.hihostels.ca/


O preço

R$ 10.000 para 3 meses - inclusos escola e hospedagem  (1º trimestre de 2013)


Transportes

Skytrain (como é chamado o metrô lá) é um dos melhores e mais simples que existem, com apenas 2 linhas. É rápido e muito fácil de usar. As estações estão em pontos estratégicos da cidade, te levam a qualquer lugar e o melhor, a maior parte do trajeto das linhas é a céu aberto, ou seja, você aproveita mais porque pode ver a cidade inteira, em praticamente todo o percurso.

Os ônibus são um pouco mais demorados, mas também funcionam perfeitamente.

Eu recomendo para os estudantes que ficam mais tempo em Vancouver, a compra do cartão mensal que serve tanto para ônibus quanto para metrô. Comprando esse cartão (aproximadamente  100$) pode-se andar o quanto quiser a todo momento, é só mostrar seu cartão para o motorista de ônibus ou estar com ele no metrô. São 3 áreas de cobertura e os preços variam de acordo com isso (de 90$ a 120$). Ao comprar o cartão 1 por exemplo, pode-se viajar dentro de uma área, o cartão 2 para duas áreas e o cartão 3 para todas as áreas da cidade.

Uma coisa interessante, é que não há catracas no metrô, o povo é extremamente educado e todos confiam que você vai comprar o ticket. Lá ninguém quer levar vantagem, a educação é de outro mundo.

Viagens extras

Eu pegava uma passagem de ônibus (GREYHOUND - empresa ótima)  e um hostel, sendo assim eu economizava muito. Meus gastos não chegavam a 80 CD$. Os passeios caros foram Rocky Mountains e Portland que fiz pela escola (West Trek é a agência parceira da escola – link abaixo) e custaram 499$ e 399$ dólares respectivamente e valeram muito à pena. Foi onde fiz mais amigos e aconteceram as festas de quarto de hotel, o que é muito legal quando você tem uma turma igual a que eu tive. Nós éramos 10 de 7 nacionalidades diferentes! dá para imaginar? As amizades fizeram  minha viagem ser muito especial, com certeza.


Sugestões de Tours  para cidades ou destinos próximos

Vancouver tem vários destinos relativamente próximos para conhecer. Está por exemplo, a apenas 2 horas dos EUA.  (Vide acima lembrete sobre os vistos).

Para essas viagens recomendo a empresa de turismo West Trek. O pessoal é muito divertido e foi com eles que eu fiz as melhores viagens no Canada e nos EUA.

Banff, Portland, Whistler, Victoria – Vide detalhes destas cidades na postagem Vancouver - Turismo do nosso blog: http://nofearandgo.blogspot.com.br/search/label/Vancouver"


Cuidados durante o intercâmbio - No Fear & Go

-Vancouver chove muito, é muito importante ter na mala um guarda-chuva ou quando chegar lá comprar uma jaqueta que não deixe molhar sua roupa. Recomendo as da marca The North Face.

-Para os mais animados, os bares no Canadá são para maiores de 19 anos e é PROIBIDO beber nas ruas. Aliás, também não é permitido transportar bebidas alcoólicas sem embalagem que as escondam completamente.

- Aquecimento em países frios também é uma questão a se acostumar. Primeiramente não deixe de sair ou cumprir seus compromissos devido ao frio, porque pensando assim passamos todo o tempo dentro de casa.


 - A falta de sol pode prejudicar um pouco a saúde. Pele, unhas, cabelos e até deixar a pessoa deprimida. Certifique-se com seu médico, antes da viagem, sobre a necessidade de tomar um complemento vitamínico.



- Cuidado com a limpeza dos locais onde vão morar e principalmente com os colchões que podem abrigar percevejos. Por incrível que pareça, é comum!

-Dê preferência por dividir residência com conhecidos. E conheça as pessoas e o local antes de fechar o negócio.



Antes tarde do que nunca  

Anos atrás, era chamado de intercâmbio a troca de estudantes entre países. Enquanto um ia, outro vinha. Hoje, o título se manteve, mas o conceito mudou. Um simples curso de Idiomas no exterior é um intercâmbio, pelas inúmeras oportunidades de troca de culturas. Ao mesmo tempo que uma pessoa reside num país para aprender, ela deixa também sua marca. Às vezes, pela simpatia, educação e respeito. E às vezes pela grosseria, falta de ética ou oportunismo.

Não nos enganemos, a maioria de nós julga todo um povo por conta do comportamento de um ou dois cidadãos de uma determinada nacionalidade.

Se você visita um país, deve sempre respeitá-lo! Por mais absurdos ou engraçados que sejam seus costumes, procure conhecê-los e agir de acordo com os que ali vivem. Evite reclamar de tudo e principalmente comparar aquele país com o seu. Dois irmãos não são iguais, muito menos dois povos o serão.

O intercâmbio é uma excelente chance de aprender uma língua e uma nova cultura, mas também de conhecer a sí próprio, descobrir seus limites e sua capacidade de solucionar problemas e se adaptar a novas situações. 

Lembre-se: YOLO (só se vive uma vez), mas faça isso com cuidado, com você e com os outros.

No Fear & Go!


Intercambistas na Tour Rocky Mountains
Carol & Skiing - Whistler


Colaboração e fotos: Caroline Razera para No Fear & Go 
carolinerazeraf@gmail.com


Nenhum comentário: