Sem medo & Vai!


quarta-feira, abril 09, 2014

Caverna do Diabo - Parque Estadual de Jacupiranga / São Paulo

O Parque Estadual de Jacupiranga é uma das maiores Unidades de Conservação do Estado de SP que abriga, extensa área de vegetação de mata atlântica, fauna, cachoeiras, uma imensa quantidade de cavernas. A mais famosa delas, é também a maior do estado de SP:  A Caverna do Diabo.

Considerada uma das mais belas cavernas do mundo, fica a 286Km de São Paulo e embora exista desde 1969 e esteja aberta à visitação, nem todos os paulistas conhecem ou sequer ouviram falar. Desde sua descoberta, há mais de 50 anos, sua história é povoada pelas mais incríveis lendas. Justamente por isso, a Caverna do Diabo é um lugar que merece ser visitado pessoalmente.

Com quase 8 km de galerias já mapeadas, dos quais 700 metros possui infraestrutura para o turismo como escadas, passarelas e iluminação. Isso proporciona maior segurança e comodidade, para todas as idades.


ANTES DE MAIS NADA

A distância de quase 300Km de São Paulo tem parte do percurso de viagem mais lenta que o normal, uma vez que a estradas não permitem uma velocidade alta segura. Portanto, considere que a viagem que seria de 3 horas, pode levar até 4 horas e meia. Portanto considere a hipótese de dormir na região ou enfrentar uma excursão.

A visitação é permitida até se atingir o limite máximo de visitantes por dia: 336 pessoas. Por isso recomenda-se chegar cedo ou telefonar antes de viajar, para saber se há excursões escolares agendadas.

Os sobes e desces em seu interior, constitui, sem dúvida, uma aventura para quem tem fôlego. Prepare-se! 

A VISITA

A entrada da caverna fica a 500 metros de altitude e, lá dentro, o cenário é surpreendente. Curiosas estalactites e estalagmites, formadas pela penetração da água, cortinas de pedras e cascatas de calcita intrigam especialistas e turistas que tentam desvendar os mistérios do lugar. As formações mais interessantes podem ser vistas no salão conhecido como Catedral.  Passando por esta galeria atinge-se um lago de águas represadas do Ribeirão das Ostras. À direita está o setor superior, também aberto aos turistas.

De um lado ao outro da caverna registra-se um desnível de 150 metros, o que impossibilita o acesso de pessoas inexperientes na maior parte de sua extensão.

Somente espeleólogos (especialistas em cavernas e grutas) têm permissão para ultrapassar os limites pré-determinados. Num percurso, ora dentro das águas do ribeirão, ora nas rochas. São cachoeiras, lençóis de água e o lago do Silêncio, com 200 metros de extensão. Em alguns momentos, para se ultrapassar os obstáculos, é necessário o uso de cordas até ter a certeza de estar pisando em solo seguro..

A partir deste ponto, descendo à esquerda, é proibida a entrada. Segundo a lenda, o trecho desce para o centro da terra e o diabo percorre diariamente esse caminho. Acredita-se que há um incrível e sinistro labirinto com cerca de cinco mil metros de corredores e galerias subterrâneas na mais profunda escuridão.

INFORMAÇÕES PARA VISITANTES

Os grupos para a visitação são de no máximo 12 pessoas com intervalos de 20 minutos entre cada. Cada grupo pode ficar no máximo 60 minutos dentro da caverna. O valor do ingresso é de R$ 20,00 por pessoa (incluso monitor) e está aberta para visitação de terça-feira à domingo das 8:00 às 17:00hs. Não são aceitos cheques ou cartões. Moeda somente em Real. O estacionamento não é cobrado.

Indispensável vestir calça comprida, camiseta com manga (cobrindo os ombros) e tênis adequado. Usar repelente.

COMO CHEGAR

De carro, a melhor forma de chegar à Caverna do Diabo é via Régis Bittencourt (BR116) sentido São Paulo – Curitiba no Km 476. Seguir para a cidade de Jacupiranga.  Na entrada da cidade, logo após um posto Esso, entrar à direita no 1º semáforo. A partir desse momento há placas indicativas sentido Caverna e SP193, que é outra rodovia (cerca de 70 km) até o núcleo, passando pela Cidade de Eldorado, sentido Iporanga (SP 165).

Caso prefira fazer uma excursão ou fechar grupos para ir de Van, entre em contato com http://www.cavernadodiabo.com.br/excursoeseviagens.html 

APROVEITE A OPORTUNIDADE

Parque Petar:  A 22Km da Caverna do Diabo, o parque fica no município de Iporanga. Neste parque há outras 5 cavernas ainda no seu estado natural, sem iluminação ou escadas. Todas podem ser visitadas com acompanhamento de guia local.
http://www.ambiente.sp.gov.br/petar/

HOSPEDAGEM

Iporanga (37Km)
Pousada das Cavernas
R: Estrada Municipal Apiaí / Iporanga s/nº - km 13 - Bairro da Serra Cep: 18330-000

Jacupiranga (60Km)
Pousada da quiririm

Eldorado (40Km)
Pousada Arapassu
Estrada Taquari Eldorado km 7, CEP 11960-000

Hotel Fazenda Recanto Encontro das Águas
http://www.turistanarede.com.br/produto.php?id=427


..........

Parque Petar



Nenhum comentário: