Sem medo & Vai!


terça-feira, abril 22, 2014

Intercâmbio Canberra - Australia

Esta postagem é específica sobre o assunto Intercâmbio e Curso de Inglês.
Para mais informações sobre a AUSTRALIA - turismo ou sua capital Canberra, visite: 
http://nofearandgo.blogspot.com.br/search/label/Australia


Intercâmbio na Austrália por Gisela Foz:

Parliament 

"Fiz um Intercâmbio particular, quero dizer, nada de Rotary. Escolhi uma agência que me colocou numa escola e numa casa de família australiana.



A agência

Eu fui pela agência EF, mas não me senti 100% amparada, e quando precisava de alguma coisa a coordenadora nunca podia me atender. Mas conheci pessoas que foram pela STB e não tiveram nenhuma reclamação.


A hospedagem

Muitas famílias são voluntárias para o recebimento de estudantes, e isso faz toda a diferença. Foi o caso da minha família Australiana, com quem me dei muito bem. Eles eram atenciosos, gentis e se esforçavam para me agradar e ajudar. Conheço pessoas que ficaram com famílias que recebem dinheiro em troca do lar, e nesses casos, as famílias não foram receptivas. Era mesmo só um “negócio”.


A escola

Estudei na Copland College. O sistema educacional na Austrália é diferente do americano, o High School começa mais cedo e acaba antes também, depois você entra em um College, que não é uma faculdade, é escola normal, só que você escolhe suas matérias.
               
Minha escola era pequena, o que eu achei bom. Eu era a única intercambista e todo mundo sempre estava disposto a me ajudar. Mas acabei ficando mais amiga dos estrangeiros (indianos, árabes), que me pareceram mais receptivos. Tive a impressão que australiano não se apega, é meio frio, e não fui a única.
      

O preço

Para fazer intercâmbio na Austrália o investimento é alto (eu paguei em torno de US$ 20 mil pelo semestre), e dependendo da cidade, talvez você só ande com brasileiros, e fique com um sotaque estranho, mas isso vai de cada um. A experiência é totalmente recompensada com aprendizado e amadurecimento.


Transportes

Transporte público invejável, mas cada cidade conta com seu próprio sistema de passagens, vale a pena se informar sobre a compra de passagens por período (semana, mês, semestre, dependendo do tempo da estadia) que tem uma quantidade ilimitada de viagens.


Tours para destinos próximos

Viagem pela East Coast  
Durante o intercâmbio, fiz um Camping Safari durante as minhas férias de primavera. A viagem começou em Sydney e terminou em Airlie Beach / Whitsundays, com algumas paradas ao longo da costa. No estilo mais estudante australiano possível. Acampamos (eu e outros intercambistas) em barracas de lona, ficamos horas em ônibus, pouca bagagem, mas tudo isso valeu muito a pena, pela natureza e energia dos lugares que conhecemos.
Primeira parada foi em Byron Bay, uma cidade incrível. Um estilo super hippie, uma energia positiva, as praias lindas, relaxante e arborizada. Lá é o melhor lugar para aprender a surfar, andar de caiaque e aproveitar a cidade que é uma delícia.
Seguimos para Gold Coast, cidade agitada da costa leste, onde você encontra parques temáticos (Dreamworld, WhiteWaterWorld, SeaWorld...) no estilo Disney. O outro ponto da cidade é o famoso subúrbio de Surfers Paradise, lugar ideal para os surfistas, tanto pela praia quanto pelas lojas e pessoas.
Depois fomos para Brisbane, cidade grande como qualquer outra, é cortada por um rio lindo e onde as coisas são mais baratas, então se quiser fazer compras aqui é o melhor lugar. O ponto alto da cidade é o South Bank Parklands, um parque com uma piscina pública, praia artificial, roda gigante, jardins, tudo limpo e organizado.
E nossa viagem acabou em Whitsundays, são ilhas lindas com a areia mais branca que eu já vi na vida. O guia disse que esse conjunto de ilhas inspirou a criação do seriado Bob Esponja. O melhor a se fazer é nadar e mergulhar por lá, dá para ter uma ideia da maravilhosa barreira de corais australiana.




Cuidados durante o intercâmbio

- Tome certo cuidado com esses animais que mencionamos acima As praias, parques e até os bairros mais turísticos tentam informar os desavisados dos perigos, mas precaução nunca é demais.

- A mão é inglesa, ou seja, se você acha que está olhando para o lado certo, você não está.

- A moeda é Dólar Australiano.

- Se alguém te oferecer um tal de Vegemite, cuidado, eu não faço ideia de como eles gostam disso! (?) Experimente e tente descobrir, depois me conte.

- Para os mais animados, os bares na Australia são para maiores de 19 anos e é PROIBIDO beber nas ruas. Aliás, também não é permitido transportar bebidas alcoólicas sem embalagem que as escondam completamente.

- Dê preferência por dividir residência com conhecidos. E conheça as pessoas e o local antes de fechar o negócio."


Antes tarde do que nunca por No Fear & Go

Anos atrás, era chamado de intercâmbio a troca de estudantes entre países. Enquanto um ia, outro vinha. Hoje, o título se manteve, mas o conceito mudou. Um simples curso de Idiomas no exterior é um intercâmbio, pelas inúmeras oportunidades de troca de culturas. Ao mesmo tempo que uma pessoa reside num país para aprender, ela deixa também sua marca. Às vezes, pela simpatia, educação e respeito. E às vezes pela grosseria, falta de ética ou oportunismo.

Não nos enganemos, a maioria de nós julga todo um povo por conta do comportamento de um ou dois cidadãos de uma determinada nacionalidade.

Se você visita um país, deve sempre respeitá-lo! Por mais absurdos ou engraçados que sejam seus costumes, procure conhecê-los e agir de acordo com os que ali vivem. Evite reclamar de tudo e principalmente comparar aquele país com o seu. Dois irmãos não são iguais, muito menos dois povos o serão.

O intercâmbio é uma excelente chance de aprender uma língua e uma nova cultura, mas também de conhecer a sí próprio, descobrir seus limites e sua capacidade de solucionar problemas e se adaptar a novas situações.

Lembre-se: YOLO (só se vive uma vez), mas faça isso com cuidado, com você e com os outros.

No Fear & Go!


Gisela & cangurus australianos




Colaboração e fotos: Gisela Foz para No Fear & Go
giselafoz@live.com

foto parliament by ironmancanberra


Nenhum comentário: