Sem medo & Vai!


terça-feira, fevereiro 25, 2014

Barcelona - Espanha

"Barcelona é uma cidade para turistas tradicionais e para aqueles que procuram diversão. 

Decidimos ir à Barcelona, procurando uma viagem menos "turística" e mais voltada para bares, baladas e principalmente calor e praias. Por fim, encontramos uma cidade super jovem e agitada, cheia de mochileiros. Ótima para quem gosta de sair à noite e fazer amigos.

ANTES DE MAIS NADA


Em Barcelona não se fala muito Inglês, mas dá para se comunicar em Português. Eles se esforçam para te entender.

Esteja atento aos endereços corretos, pois muitas vezes os taxistas e pessoas na rua não sabem os nomes das ruas, e como são todas muito parecidas, você pode acabar se perdendo (principalmente a noite).


TRANSPORTES


Nós pegamos aquele ônibus de turismo (que nesse caso é verde, não vermelho), que faz três linhas diferentes. Fechamos por 48 horas, e podíamos escolher qualquer uma das linhas. O preço é bom, em torno de 40 euros, e faz a cidade toda. Detalhe: como a cidade é grande, tem um pouco de trânsito, e as distâncias são um tanto longas, portanto, é melhor se programar antes de sair.

Táxis são fáceis de encontrar, e geralmente um percurso de 10 minutos sai em torno de 5 euros. A noite, é uma ótima opção pra voltar da balada.

Do aeroporto até o hotel (próximo a Sagrada Família), dividimos um táxi com uns brasileiros que conhecemos no vôo, e saiu em torno de 30 euros. Para irmos embora, pegamos o Aerobus que sai da Plaza Catalunya a cada 5 minutos, e leva em torno de 35 minutos do centro ao aeroporto (e vice e versa). O preço do ônibus é em torno de 6 euros só ida, e 10 euros ida e volta. Para chegar até a Plaza, que era um pouco distante do hotel, fomos de táxi e pagamos em torno de 10 euros.

CLÁSSICOS

Parc Guell: É um grande parque urbano com elementos arquitetados e construídos pelo famoso Antoni GAUDÍ. De cima do parque é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade. Há partes que é preciso pagar para ver os trabalhos nas paredes e assentos, mas uma grande parte, talvez a maior, tem entrada gratuita. No verão abre também à noite.
http://www.parkguell.es/en/portada

Estádio do Barcelona FC:  Conhecido como Camp Nou, é o estádio do time espanhol, com capacidade para 99 mil torcedores. É o 5º maior estádio de clubes do mundo e o maior da Europa. No local está situada a parte administrativa e o museu do clube. O passeio é incrível! É bonito e para quem gosta de futebol, o museu é muito interessante. Dentro dele é possível tirar fotos com taças, como se você estivesse ao lado dos jogadores. No final do passeio, claro, tem uma loja enorme com todos os itens do time: camisas, bonés, gorros, etc. Para ter acesso ao estádio, museu, vestiários, é preciso desembolsar 23 Euros.

Aos Domingos abre somente meio período. É bom checar datas e horários em dias de jogos, pois são alterados com frequência. http://www.fcbarcelona.com/camp-nou

Sagrada Família: O grande templo católico, desenhado por GAUDÍ durante 40 anos, é considerado por muitos críticos como a obra prima da arquitetura catalã. O templo nunca ficou totalmente pronto e ainda está em reforma. Entrada em torno de 15 Euros. No verão o horário se extende até as 20h.
http://www.sagradafamilia.cat/docs_serveis/infoTarifesInd.php
  • Aproveitando a ida até a Sagrada Família, procure pela sorveteria (na mesma rua) chamada Farggi. É o melhor sorvete que tomei na vida! (veja mais em Bares e Restaurantes abaixo).

Bairro Gótico:  É provavelmente o bairro mais bonito de Barcelona. As casas antigas, ruas estreitas e sinuosas, igrejas no estilo gótico, fazem a atmosfera desse lugar. Nesse bairro, fica a rua mais famosa de todas, La Lambla com uma variedade enorme de bares, lojas, barracas, artistas e muitos, muitos turistas fãs de teatro. Ótimo para passear.
  • Cuidado! a região é a mais visada por batedores de carteiras devido a grande circulação de pessoas. Eu não tive problemas, mas é sempre bom estar atento.
CLIMA

Barcelona é bem quente no verão. Fui no final de julho e peguei em torno de 35 graus. O clima é ótimo pra ir na praia, tomar sol, porém não se engane, por mais calor que esteja, a água do mar é sempre muito gelada!

APROVEITE A CHANCE

Restaurante Moncho´s: Quando visitar o Port Olimpic, aproveite para experimentar a melhor Paella de Barcelona, no Moncho´s. É um restaurante bonitinho e muito agradável, de frente para a praia. Uma porção que segundo eles serve uma pessoa, sai em torno de 20 Euros. É muita comida e com certeza daria para alimentar duas pessoas, mas o restaurante só aceita servir porções individuais.
Endereço: Calle de la Marina, 19-21 - 08005 Barcelona

VALE A VISITA E É DE GRAÇA

Ø  Parc Guell e Bairro Gótico  (citados nos Clássicos) são de graça.


Ø  La Barceloneta: É um bairro de praia do Distrito de Ciutat Vella, um dos mais modernos da cidade. Lá se localiza a praia mais famosa que leva o nome do bairro. Vale o passeio pela praia, lotada de turistas, onde se pode tomar sol e aproveitar o mar (muuuuito gelado!) e pelo Port Olimpic, local que foi construído para sediar as Olimpíadas de Verão de 1992.


Ø  Gràcia: É um distrito que abrange alguns bairros da cidade e onde se localiza o parc Guell. A animada vida das ruas de Gràcia, cheia de bares, restaurantes e lojas fazem desse lugar um dos mais atrativos e badalados da cidade. Esse distrito é independente, mesmo fazendo parte de Barcelona há mais de cem anos. Aproveite para parar em algum barzinho e tomar uma cerveja nas tardes quentes de verão.



BARES E RESTAURANTES


Ice Barcelona: É uma parada obrigatória para tomar um drink. Fica localizado em uma travessa de frente pra praia da região de La Barceloneta, onde é cheia de bares e baladas. Por fora é um bar normal, e se quiser conhecer o Ice Bar, você entra em uma espécie de um freezer, com temperatura de -8 graus, onde é cobrado um valor a parte, e você ganha um drink. Fique tranquilo que eles disponibilizam casacos e luvas para os clientes (só as pernas que não tem jeito e ficam de fora). O serviço é ótimo, todos são muito atenciosos. Tudo é feito de gelo dentro do bar: esculturas, um banco onde as pessoas podem sentar, e até o copo onde o drink é servido. Foi uma das experiências mais legais dessa viagem, e é uma parada rápida mesmo, pois é difícil aguentar mais de 20 minutos lá dentro. Preço: 15 Euros (inclui um drink e as roupas)
Endereço: Vila Olimpica / Playa de Somorrostro - 08005 Barcelona
http://www.icebcn.com/index.php?lang=es

Opium: Uma das baladas mais famosas da região, recomendada por vários amigos moradores da cidade. Somente para maiores de 21 anos e bem vestidos. Sim, eles barram quem estiver de camiseta, bermuda ou mulheres sem salto alto. Toca todo tipo de música, uma casa super bonita. Fica em La Barceloneta.

Endereço: Passeig Maritim de La Barceloneta, 34 - 08003 Barcelona
http://www.opiummar.com

Shôko:  Durante o dia é um restaurante, à noite vira balada. É famosa pelas festas temáticas e Djs internacionais. De frente para a praia, ambiente agradável, super bonito, tem uma área para fumantes ao ar livre com sofás. Gostei muito! Bom atendimento e toca todo tipo de música. Não é caro e você pode conseguir um vip na hora da entrada, conversando com a recepcionista. Ah, no preço está incluso um drink.

Endereço: Passeig Maritim de La Barceloneta, 36 - 08003 Barcelona
http://www.shoko.biz vem com muita bebida e geralmente doces, não percebemos a quantidade de álcool que tem.

Espit Chupitos: É uma rede com vários bares por toda Barcelona, com uma variedade incrível de "chupitos" (mais de 700!). Os chupitos nada mais são do que os famosos "shots" do resto do mundo. Vale a visita, pelo menos para ver alguém escolhendo o mais famoso da casa, o "orgasmo", em que a pessoa bebe com os olhos vendados. A maioria dos shots é feita com fogo, e tem nomes muito engraçados. Uma boa dica é pedir uma das jarras que eles vendem com os mais diferentes tipos de drinks. Não lembro o nome da que eu pedi, era vermelha e bem docinha. Mas cuidado, pois as jarras. Foi um dos bares mais legais que conheci e as bebidas muito boas!!
Endereço: Calle Aribau, 77
http://www.espitchupitos.com

Sorveteria Farggi:  É uma rede grande e tem diversas lojas por toda a cidade. Se você deparar com alguma delas, a qualquer hora, aproveite para experimentar. O melhor sorvete que tomei na vida! São sorvetes 100% naturais, sem corantes ou conservantes. Os mais famosos são pistache e frutas vermelhas com yogurte.
http://www.garggi.com/home.php


VINHOS


Os vinhos espanhóis sempre se concentraram em três estilos: Tintos de Rioja, espumantes de Cava (Catalunha, região de Barcelona) e os fortificados Jerez (ou Xerez)em sua maioria de Andaluzia.

Mas nos últimos vinte anos outros vinhos vem causando muito interesse como os tintos da Catalunha, brancos da Galícia (região de Santiago de Compostella) e Rueda(região centro Norte), assim como tintos suaves da Ribera del Duero.

O vinho espanhol é basicamente derivado da uva Tempranillo, que tem semelhanças com a Cabernet Sauvignon. Em Portugal esta mesma uva se chama Tinta Roriz e é utilizada no vinho do Porto. A Tempranillo é a mais plantada na Espanha e casa muito bem com o envelhecimento do vinho em barris de Carvalho. As vinícolas de Rioja (no centro Norte) produzem tintos secos semelhantes ao Bordeaux e juntamente com Ribera del Duero e Navarra utilizam a Tempranillo.

A Grenache (ou Garnacha) outra uva vermelha e mais resistente a falta de água, é utilizada em alguns vinhos espanhóis, mas geralmente não aparece nos rótulos (talvez porque há uma disputa com a França pela nacionalidade dessa fruta) Enfim, os vinhos que constam a Grenache são Priorato, Côtes-du-Rhône e Châteauneuf-du-Pape.

PASSEIOS UM POUCO MAIS DISTANTES – PROGRAME-SE

Ibiza:  É uma ilha a Leste da costa da Espanha com muitas praias e belezas naturais. Porto, praias (muitas), catedral, torre, parque aquático, museu, apesar de pequena, Ibiza tem de tudo, mas ainda não conheço ninguém que tenha pensado em ir para lá que não fosse para curtir as baladas. Berço da Pachá (com filial em SP), Space e Privilege também são baladas famosas e lotam, principalmente no período de Julho e Agosto.

A distância entre Barcelona - Ibiza é de 8 horas de carro, 10 horas de ferry-boat ou 0:50h de avião. Assim como a ponte aérea SP-Rio, os preços desses vôos podem variar bastante (de 30 até 100 Euros) dependendo da época do ano.

Ushuaia Beach Hotel: Não é barato, mas é novo e muito bem localizado e frequentado. O público hospedado é bem jovem, já que o hotel oferece atrações como piscina com Dj´s.

Ø  Dica: Ouço muita gente dizer que gastou muito mais por não ter se organizado com antecedência. Por isso vá para Ibiza com passagens, hotéis, tickets, comprados com antecedência.



COMPRAS       *Veja postagem sobre Tax Refund  para Turistas

La Roca Village / Chic Outlets: O Chic Outlet, lojas no formato de villas, está presente em 9 cidades da Europa. O da Espanha é o La Roca Village e está a 30 min de Barcelona. Há transporte próprio. Maiores informações no site. Se você é turista, não esqueça de pedir TAX REFUND (Veja postagem no Blog)
La Roca Village, 08430 Santa Agnès de Malanyanes (La Roca del Vallès), Barcelona
http://www.larocavillage.com/pt-br/home/home

HOTÉIS

Ibis Sagrada Familia: Fiquei hospedada em um Ibis bem próximo a Catedral Sagrada Família (um quarteirão para ser mais exata). Localização ótima, bem no centro da cidade e próximo da maior parte das coisas. Mais econômico que a maioria dos hostels que procuramos, com café da manhã incluso. Como quaçlquer outro Ibis, é confortável e tem ar condicionado nos quartos (o que fez toda a diferença, pois estava muito quente no período que estive lá).
Localização: Carres Napols 230 / 232"


FILMES RELACIONADOS

O mundo segundo os brasileiros - Barcelona
https://www.youtube.com/watch?v=pHplUIVYgeE

Vicky Cristina Barcelona (2008) - Vicky Cristina Barcelona



..........
La Barceloneta
Camp Nou
Ice Barcelona

Colaboração e Fotos: Alexia M. Cozzi para No Fear & Go
lelecozzi@hotmail.com



sábado, fevereiro 22, 2014

Berlim - Alemanha

Berlim! Uma cidade repleta de História que ao mesmo tempo pulsa modernidade.

Cativante, multi cultural e muito agitada, é também repleta de verde por toda a parte.

A Alemanha inteira é sensacional porque tudo nela ou dela FUNCIONA. Tudo! Muitas vezes deparamos com algum aparelho, janela, garrafa térmica, com linhas pra lá de clássicas, antigas mesmo, e aí nos surpreendemos porque apesar da aparência ou dos muitos anos de vida, aquilo funciona perfeitamente. Neste quesito, Berlim é mais Alemanha que o resto da Alemanha :)

Willkommen!

Portão de Brandemburg

ANTES DE MAIS NADA

Nada, com pouquíssimas exceções, abre aos Domingos na Alemanha. Ao programar passeios e compras, deixe o Domingo para visitas a parques públicos, encontrar amigos ou somente andar pela cidade.

Dizem que na Alemanha se fala Inglês. Não é bem assim. Eles entendem, tentam ajudar, mas a coisa é um pouco mais complicada do que podemos esperar. O lado bom é que eles são extremamente educados e gentis.

Duas dicas para que valem para toda a Alemanha:
-Ausgang significa saída. Mas Ausfahr significa saída de carros. Podemos ver esta palavra nas placas de estrada, para quando um carro vai sair da estrada ou na saída de estacionamentos.
-Quando uma placa com o nome de uma cidade estiver cortada por uma faixa azul, significa que estamos deixando aquela cidade. Também vemos placas de velocidade de algumas rodovias cortadas pela mesma faixa azul, e isso significa que a partir daquele momento acabou o limite de velocidade.

E especificamente sobre Berlim, Mitte é o bairro do momento. Onde tudo acontece e onde tem gente bacana. Tente se hospedar por lá.

TRANSPORTES

Para turismo, eu indico sempre os clássicos ônibus – Sightseen e em Berlim é também uma ótima saída para ver toda a cidade, confortavelmente e ouvindo a história de cada lugar. Há também os divertidos Tuk Tuks. Transporte para turistas sem motor, movidos a pedaladas e obviamente ecologicamente corretos.

O metrô é a melhor saída para todos os destinos, porém é caro. O sistema é integrado com ônibus, trens e trams (bondinhos) e apesar da aparência às vezes antiga, como já disse antes, funciona! E muito bem.

Ao comprar uma passagem de transporte na Alemanha (nas máquinas), você apenas terá que validar o ticket e não haverá catracas ou funcionários para recebê-la. Isso chama “confiança”. E todo mundo compra! Isso chama “honestidade”. Mas às vezes, um funcionário aparece, e nem tem aparência de funcionário, e pede os tickets. Nesse caso é melhor que você o tenha guardado porque é caso de polícia. A multo gira em torno de 80 Euros! Nos casos de viagens que ultrapassam fronteiras, aparecerá alguém pedindo a passagem e o passaporte.

CLÁSSICOS

Portão de Brandemburgo: Antes, o portão que servia de fronteira entre Alemanha Ocidental e Oriental, hoje é o símbolo da reunificação das mesmas. Um dos pontos mais visitados de todo o país. Atrás do portão, há o prédio do Parlamento.

Reichstag ou Parlamento: Um prédio antigo, histórico e outro absolutamente  deslumbrante, moderno e todo de vidro, simbolizam as duas fases da Alemanha. Exercem hoje a função de local de reuniões do Parlamento. Lindo por fora e por dentro. Vale a visita durante o dia e também à noite. Para visitação interna, pesquise horários e inscrição com antecedência de 3 dias no http://www.bundestag.de

Berliner Dom – Catedral de Berlim: A maior e mais importante igreja protestante de Berlim acabou sendo comparada à Basílica de São Pedro no Vaticano. A igreja fica ao lado no Altes Museu.

Altes Museu: O maior e mais importante museu da Alemanha. Durante a II Guerra o prédio foi bombardeado,  mas parte do acervo foi preservada por ter sido transferida para outro local.

Bebelplatz: Pátio da Universidade de Humboldt onde estudaram gênios como Karl Marx e Albert Einstein, serviu de cenário para a queima de todos os livros considerados pelos nazistas como “impróprios” ou contrários a “filosofia” do regime. No chão da praça há uma citação “Onde se queimam livros, acaba-se queimando pessoas” de Heinrich Heine. Frase muito interessante!

Memorial do Holocausto: Uma área com mais de 2500 blocos de concretos, lembrando túmulos, este memorial foi projetado para servir de tributo aos judeus, vítimas do Holocausto.

East Side Gallery: Uma Galeria a céu aberto com parte do muro ainda preservado. No local há exposições de arte de grafite, inclusive dos brasileiros Os Gêmeos e também com painéis de fotos.

Kaiser-Wilhelm Gedäechtniskirche:  Uma igreja bombardeada na 2ª Guerra e mantida semidestruída como um marco do horror deste período da História.

Alexanderplatz:  Conhecida por Alex, é uma praça aberta que abriga também o terminal de transportes de Berlim. Próxima a Catedral - Berliner Dom.

CLIMA

Não pretendemos repetir o que sites e aplicativos informam a respeito do clima, mas se temos uma dica a respeito é:  A  Alemanha tem um inverno muito rigoroso, porém o verão (Julho/Agosto) pode surpreender com dias muito quentes.

Se você visitar a cidade no inverno, a primeira coisa que pode fazer pelo seu próprio bem é comprar roupas adequadas. Nossa sugestão para a "briga" são os casacos térmicos: confortáveis, leves, impermeáveis. Onde encontrar:

Uniqlo: A partir de E60 há modelos que dobrados ficam menores que uma carteira.
Torstrasse 94, 10119 Berlim
http://www.uniqlo.com/de



APROVEITE A CHANCE

Os cafés e restaurantes: Em toda a Alemanha se come muito bem. Nem sempre os cardápios estão em outro idioma que não seja o alemão. Então, se você pedir o Menu em Inglês e eles não tiverem, NO FEAR, passe o dedo em qualquer prato e escolha às cegas. Você vai gostar! E esqueça a dieta e peça o Apfelstrudel. Tradicional torta de maçã que na Alemanha pode ser servida com Creme (Chantilly) ou Sorvete.

As cervejas! São um caso a parte nesse país. Nunca muito geladas, mas sempre em canecas enormes. Eles vão tentar explicar a origem e o sabor de cada uma delas. Beba e finja que está notando a diferença (risos)

Festas locais: A Alemanha e cada uma de suas regiões tem várias festividades e comemorações santas durante o ano. No verão muitas delas são ao ar livre e envolve toda a população da cidade, mas é um calendário difícil de acompanhar. Portanto se você estiver na cidade e tiver uma festa, aproveite, pois além de interessantes e instrutivas, você não gastará muito. Sendo assim, considere-se sortudo.

OUTLETS / MALLS / LOJAS     * Leia nossa postagem sobre Tax Refund 

Berlin Designer B5 Outlet

KaDeWe  e  Galeria Haufhof:  Duas lojas de departamentos que estão presentes em toda Alemanha.

VALE A VISITA E É DE GRAÇA

Dos passeios mencionados acima na coluna CLÁSSICOS, todos são gratuitos, exceto, por incrível que pareça a Catedral - Berliner Dom.

Mauerpark:  Um parque muito agitado onde ainda permanece aproximadamente 300m do Muro de Berlin onde grafiteiros expressam sua arte. Na praça há também um mercado de coisas usadas, onde tem de tudo. No verão, aos Domingos a tarde, em meio a piqueniques, esportes e bicicletas, ocorre um karaokê a céu aberto, numa espécie de anfiteatro. Com uma arquibancada lotada de ouvintes, centenas deles, qualquer pessoa pode se “aventurar” ao mico. E o que menos importa é se a pessoa canta bem. Só é preciso pegar uma senha. Já que praticamente nada abre aos Domingos na Alemanha, este é o programa ideal para esse dia.  Metrô: Bernauer Strasse  ou  Eberswalder Strasse

Rio Spree: Programa para o verão, é a praia berlinense. São 46 km de rio que em alguns pontos como no Posto Otstrand (ao lado do Muro de Berlim) vira uma prainha com areia branquinha, cadeiras, bares e restaurantes. Neste só não é permitido mergulhar. No Posto Badeschiff Arena  o bar abriga uma piscina dentro do rio. Também para o verão.

Philological Library of Freie Universität Berlin:  A Biblioteca de Filologia da Universidade Livre de Berlim, foi projetada por Lord Norman Foster que se inspirou no formato de um cérebro humano para o design. Tal criação lhe rendeu o Prêmio Alemão de Arquitetura de 2007. A biblioteca inaugurada em 2005, com 700 mil volumes é o principal edifício da universidade e se tornou um dos principais pontos turísticos da capital alemã.  Filologia é o estudo científico de uma língua (no caso, o idioma Alemão)
Habelschwerdter Allee 45, 14195 Berlin
http://www.fu-berlin.de/en/sites/philbib/

Philological Library of Freie Universität Berlin

PASSEIOS UM POUCO MAIS DISTANTES – PROGRAME-SE

Sachsenhausen:  É uma experiência única visitar um campo de concentração e este não é diferente. Sachsenhausen foi um dos primeiros campos nazistas, onde se iniciaram “experimentos” contra políticos, militares e posteriormente judeus, que foram executados ou morreram como resultado de experimentação médica. Hoje abriga algumas instalações originais da época e também um memorial. A visita pode ou não ser acompanhada de um guia ou somente a utilização de fones com a narração de passagens históricas em vários idiomas. Entrada gratuita.

Como chegar: É preciso pegar o trem S1 para Oranienburg (última parada) na estação S+U Brandenburger Tor. A partir desta estação é preciso pegar um ônibus sentido Sachsenhausen. 

Dica: Na estação Brandenburger Tor tem um MacDonalds. Caso você tenha alguma dúvida, o pessoal explica com cuidado (com direito a mapinhas impressos) onde se deve pegar o ônibus (que será do outro lado da rua).

COMER BEM

A comida alemã é uma das melhores do mundo. Nos biergartens (restaurantes típicos alemães) a comida é preparada com produtos de qualidade e se adapta muito bem ao gosto dos brasileiros. Não conheço (ainda) ninguém que não tenha AMADO.

Pratergarten: Um dos mais antigos restaurantes de Berlim é um lugar muito agradável para experimentar a típica comida alemã e ótimas cervejas.
Kastanienallee 7, Prenzlauer - Metrô Eberswalder Strasse

Curry 36:  Típico para comer o Currywurst mit Pommes Frites (Salsicha cortada com pão, molho e batatas servido no pratinho).  
Estações Berlin Kreuzberg ou Zoo Hardenberg Platz - http://www.curry36.de

Vapiano: Para mudar um pouco, comida italiana de ótima qualidade e preços acessíveis.
Mittelstrasse 51  - http://www.vapiano.com

Barraquinhas de rua: Espalhadas por toda a Alemanha, as barraquinhas vendem salsichas com pão ou batatas. Uma opção barata, rápida e muito gostosa.

- Pequena lista (muito útil) traduzida das principais iguarias alemãs:
Currywurst mit Pommes Frites:  Salsicha cortada com pão, molho e batatas (pratinho)
Bratwürste mit sosse und Brot:  Salsicha com pão e salada de batata
Weisswurst mit Bretzel:  Linguiça branca com pretzel
Kartoffelsalat: Salada de batatas, com pepino em conserva e maionese fresca
Sauerkraut (chucrute): repolho cozido levemente azedo
Schweinshaxe (Eisbein): Joelho de porco assado
Sauerbraten: Carne assada com vinho e vinagre
Spätzler: típico nhoque mais comprido com molho de manteiga e queijo ralado
Bratkartoffeln:  Cozido de batatas com bacon, cebola e temperos
Schalachtplatte:  Prato de carne de porco com chucrute e batata
Schweinefilet: Filé de carne de porco
Blattsalaten: salada verde (só folhas)
Knödel: Bolinho macio que pode ser feito de batata
Milchkaffee: café com leite  (essa é para quem me conhece)
Apfelstrudel: Tradicional torta de maçã

BARES

Bar 25: Bar-Balada a beira do Rio Spree

Junction Bar:

HOSPEDAGEM

Art'otel Berlin 

West: Lietzenburger Strasse 85
Mitte: Wallstrasse 70-73 
http://www.artotels.com

Hotel Casa Camper Berlim - Mitte

Lux 11 – Mitte Hotel
http://www.lux-eleven.com

VIDEOS E FILMES RELACIONADOS

O mundo segundo os brasileiros - Berlim
https://www.youtube.com/watch?v=wkyd-5HgSD0

.......................

Portão de Brandemburg / Cúpula do Parlamento
Rio Spree
Bebelplatz
Memorial aos Judeus do Holocausto
Arena O2
Tuk Tuk no trânsito de Berlim
muro de Berlim
muro de Berlim
Sony Center
Sachsenhausen - campo de concentração


Fotos: No Fear & Go

sexta-feira, fevereiro 21, 2014

Livros e seus inspiradores destinos

"Ler é viajar sem sair do lugar" - e que tal viajar de verdade por causa dos livros que você leu?

De tempos em tempos aparecem alguns livros que são tão fantásticos que vendem tanto, fazem tanto sucesso de crítica e acumulam tantos fãs que chegam a ajudar o turismo das cidades que servem de palco para as suas histórias. Se você é um rato de biblioteca, confira a nossa galeria e pense nas suas próximas viagens literárias!" -  Fonte: viajeaqui / Tânia Vinhas

http://viajeaqui.abril.com.br/materias/fotos-dez-livros-classicos-regioes-famosas?foto=1#1


La mancha - Espanha



quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Paris - França

A primeira sensação que se tem ao chegar em Paris é:  Impacto!
A cidade inteira é bonita. A cidade inteira tem a mesma arquitetura, a mesma cor, a mesma altura. Olhamos em volta e pensamos:  como isso é possível?  
Aí vemos a Torre Eiffel, Linda! Enorme! Pode ser vista de qualquer lugar. E embaixo dela pensamos:  Eu vivi para ver!  Assim é Paris.  A sensação de ter ganho um presente grande, bonito e cheiroso!

Paris não é simples de ser explicada ou traduzida num post. É preciso um livro sobre ela, e muito provavelmente o tempo que você tiver para visitá-la será muito, muito pouco.



ANTES DE MAIS NADA

Paris é linda durante o dia e mais ainda à noite. Prepare-se para fazer os passeios nos dois períodos, pois não é à toa que ganhou o nome de "cidade luz". Também não se preocupe com a fome fora de hora. Cafés e restaurantes ficam abertos até bem, bem tarde!
Crescemos ouvindo dizer que os franceses são mal educados e não querem falar Inglês. Eu não tive problemas com ele em nenhum momento. Pensando bem, teve um taxista que me zoou por eu ser brasileira quando passávamos na frente do Estad de France. Ele disse: "Foi aqui que o Brasil perdeu da França na Copa do Mundo" - disse em Inglês!

E por fim, tenha paciência. Paris é linda, encantadora e muito chic, mas é confusa. No aeroporto já é possível notar a falta de informações e a falta de funcionários para nos atender. O mesmo se repete em toda parte: restaurantes, bares, lojas.



TRANSPORTES

As opções de transporte na chegada são inúmeras.  Você poderá escolher ônibus, taxi  ou trem RER  que  possui uma estação dentro dos aeroportos CDG e Orly e tem conexões com metrô. O RER possui várias estações em Paris.


Opção conforto/luxo:  Se estiver cansado, ou deseja simplesmente uma opção mais confortável, entre em contato com a empresa de traslado e passeios “Paris my Driver”.  São profissionais brasileiros competentes e proprietários de carros confortáveis e seguros. Peça a eles um orçamento para ida e volta aeroporto/Paris e um City Tour pelos pontos principais da cidade. Veja mais em:  http://www.conexaoparis.com.br/servicos/traslados-em-paris-passeios-paris-my-driver

Estando na cidade, Paris não tem jeito, ou se anda a pé ou tem que se usar metrô. É meio confuso, mas é o jeito de se locomover.  As distâncias dos bairros até o centro da cidade são grandes e o trânsito é caótico.
Em Paris não é possível pegar taxi em qualquer lugar. Você deve “achar” um ponto. Assim como ônibus, os taxis só podem parar nos pontos certos, e ninguém sabe onde eles estão (!)
Os ônibus turísticos são ótimos para os passeios tradicionais. O passe de 48hs é muito útil para se locomover entre os museus e também conhecer um pouco da história da França.


CLIMA

Não queremos repetir o que qualquer site ou aplicativo te informará a respeito do Clima, mas se temos uma dica a respeito é: Paris é fria, mesmo com sol, leve a blusinha.



Se você visitar a cidade no inverno, a primeira coisa que pode fazer pelo seu próprio bem é comprar roupas adequadas. Nossa sugestão para a "briga" são os casacos térmicos: confortáveis, leves, impermeáveis. Onde encontrar:

Uniqlo Marais: A partir de E50 há modelos que dobrados ficam menores que uma carteira.
39 rue des Francs Bourgeois, 75004 
http://www.uniqlo.com


CLÁSSICOS

Torre Eiffel: A adorável torre, símbolo da França, é ainda mais bonita pessoalmente. São 324m de altura, mas o que impressiona é a largura de sua base. linda de dia, maravilhosa à noite, a torre tem duas plataformas de observação: uma a 115m e a outra no topo. Na parte de baixo há os jardins do Campo de Marte e da Escola Militar (onde estudou Napoleão Bonaparte).  http://www.tour-eiffel.br


Trocadero:  A praça atrás da Torre Eiffel é um ponto cheio de histórias, mas é também o melhor lugar para tirar fotos da torre. Em algumas épocas do ano, há uma espécie de "feirinha". Um ótimo lugar para se comprar souvenirs.


Museu do Louvre: Com certeza o mais famoso museu do mundo, abriga obras como Mona Lisa e a Vênus de Milo. É muito grande e mesmo com um enorme número de visitantes, o acesso é fácil, com preço acessível e sem muitas filas (exceto na frente da MonaLisa).

  • O museu não abre as 3ªas feiras. Eu por exemplo sabia disso, mas lá estava em plena 3ª feira pelo simples fato de ter esquecido que era 3ª feira!

Arco do Triunfo: O arco, como tudo em Paris, também é impressionante. Pelo tamanho, beleza e localização. Comprando o ticket e enfrentando um mundo de degraus, chega-se ao topo onde a vista é incrível.

  • Não se sinta um bobo se chegar na frente da praça e não tiver a menor ideia de como atravessar a avenida (uma rotatória gigante). Aconteceu comigo e com todos os meus amigos (risos). Ficamos olhando um tempão até virmos a entrada da passagem, subterrânea!

Catedral Notre Dame: Uma das maiores e mais bonitas igrejas da França. É o marco zero de Paris.

6 Parvis Notre-Dame, Place Jean-Paul II. À beira do Rio Sena

Praça de La Concorde: Praça histórica situada no início da Champs-Elysées, à beira do rio Sena e ao lado do Louvre. Marcada pela lembrança da execução da família Real francesa, tem o come "Concórdia" para marcar a reconciliação do povo francês.


Ópera de Paris: A primeira companhia de ópera de Paris, seu edifício foi considerado uma obra prima de arquitetura. http://www.operadeparis.fr


Avenida Champs Elysées:  As grifes mais famosas (e não só de roupas) estão localizadas ao longo desta avenida.O passeio pode durar um dia inteiro, considerando que além de lojas, cafés, restaurantes e doceiras e na parte mais alta está o Arco do triunfo.
APROVEITE A CHANCE

Pense bem, você gastou uma grana com passagem, hotel e não sabe quando vai voltar neste lugar. Esta seção é a famosa "já que ...". Então já que você está em Paris, gaste um pouquinho mais e não perca:


Jantar na Torre Eiffel: A torre possui 4 restaurantes com jantares pra lá de românticos a partir das 18:30h. Reserve com antecedência, meses de antecedência! http://www.restaurants-toureiffel.com

Ladurée:  Uma doceria e casa de chá dos sonhos! Eles se dizem inventores dos macarons. A casa é linda! A disposição e quantidade de doces e chocolates numa vitrine é compatível com o número de pessoas que ficam na fila para adquirí-los. 

75 Avenue des Champs-Élysées, 75008 Paris
http://www.laduree.com

PASSEIOS MAIS DISTANTES – PROGRAME-SE

Palácio de Versailles: A 20Km de Paris o Palácio era a residência oficial dos reis da França. Cercado por uma grande área de jardins projetados com canteiros, estátuas, vasos e fontes, dizem que esses jardins podem ser vistos da lua. Será? Como o parque é muito grande, um trem envidraçado faz um passeio entre os monumentos.  Como chegar e preços: http://www.chateauversailles.fr


Jardins de Giverny: A 70Km de Paris encontra-se a casa de Monet e os jardins que o inspiraram para a criação de suas grandes obras. Esses jardins são programados para serem bonitos do início da primavera ao final do Outono. Para fugir de filas imensas e engarrafamentos, prefira visitá-lo durante a semana. Como chegar e preços: http://fondation-monet.com/fr/
Disneyland Paris:  A 30Km de Paris, um dia é suficiente para conhecer os 2 parques (Disneyland e Walt Disney Studios) e reencontrar Mr.Mickey. Esteticamente bem feitos, estes diferem dos parques americanos no tamanho e no idioma, embora se fale muito inglês também no local. O acesso é fácil, inclusive de metrô. Como chegar e preços: http://www.disneylandparis.fr/index.html

COMPRAS       *Veja postagem sobre Tax Refund  para Turistas

La Vallée Village / Chic Outlets: O Chic Outlet, lojas no formato de villas, está presente em 9 cidades da Europa. O da França é o La Vallée Village e está a 35 min de Paris e apenas 5 min da Disney Paris. Há transporte próprio. Maiores informações no site. Se você é turista, não esqueça de pedir TAX REFUND 
3 Cours de La Garonne
77700 Serris
http://www.lavalleevillage@value retail.com

Avenida Champs Elysees: As grifes mais famosas (e não só de roupas) estão localizadas ao longo desta avenida. O passeio pode durar um dia inteiro, considerando que além de lojas, cafés, restaurantes e doceiras, há uma esquina onde se pode encontrar Lamborghinis conversíveis para serem alugadas. Sim, você pode alugar o carro para dar uma volta e ter o prazer de dirigí-lo. O passa tempo custa 80 Euros a hora. Obs.: o proprietário vai junto!
Galeries Lafayette: Complexo de 3 lojas imensas sendo que a principal delas (Haussmann) tem 10 andares. Mesmo que você não pretenda fazer compras, vale a visita já que o edifício, de 1893, é lindíssimo!
40 Boulevard Haussmann, 75009 Paris

Supra:  Pequena, mas sensacional. Jóias para amantes do skate. As lojas dos tênis Supra são raridades no mundo. Por enquanto estão presentes somente em Nova Iorque e Paris!

45 Rue de Temple, Marais
https://www.suprafootwear.com/


CAFÉS E RESTAURANTES

Em Paris Café e Restaurante é tudo a mesma coisa. Eu acho que a diferença é que café tem mesa na calçada também (onde ficam os fumantes).

Tudo depende de onde se está na hora da refeição. Eu gostei mesmo foi do “pouporri” de sobremesa que quase todos tem (um prato com um pouquinho de cada uma) – demais!

Os mais famosos:

Fouquet’s:  Primeiro café a se instalar na avenida, e conhecido pelas celebridades que o frequentam ainda hoje. Na entrada, há uma espécie de calçada da fama. Atenção: é bom preparar a carteira! Mas o serviço, a vista, a comida e o clima do lugar compensam.                
Av.Champs-Elysées,99

Café de la Paix : Super chic. Com arquitetura chamativa, cheia de colunas em mármore, afrescos e lustres gigantes, o Café de la Paix é uma versão mais chique dos cafés. Hoje praticamente só se veem turistas ali, mas por lá já passaram intelectuais e celebridades como Émile Zola, Oscar Wilde, Guy de Maupassant, Joséphine Baker e Marlène Dietrich.
Boulevard des Capucines, 12                                                             


VALE A VISITA E É DE GRAÇA!

Rio Sena e Pontes de Paris: O rio Sena divide Paris e é um grande ponto de referência. As pontes medievais que atravessam o rio, charmosas e românticas, fazem parte de grandes momentos da História Francesa. A Ponte Neuf, é a mais antiga, bonita e conhecida dos que estudaram a Revolução Francesa. A Ponte des Arts é a que atualmente abriga milhares de cadeados colocados por casais apaixonados para simbolizar a união.
Campo de Marte: Os jardins sob a Torre Eiffel são uma ótima opção para caminhar e relaxar. O Campo de Marte fica entre a Torre e a Escola Militar. 
Cemitérios Père-Lachaise e Montparnasse: É pra quem gosta né? Túmulos de pessoas famosas :). No primeiro estão sepultados, Édith Piaf, assim como, Jim Morrison e Oscar Wilde (sei lá porquê já que um era americano e outro irlandês). No Montparnasse está o casal Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir e não sei se juntos porque não fui ao cemitério (risos).

Rue Mouffetard: Uma rua como a que imaginamos que seja Paris antes de conhecê-la. Um passeio por ela, pelo Mercado Mouffetard, entre artistas é hoje em dia um programa de gente bem descolada. Muito próximo dali fica o Quartier Latin onde está a Sorbonne.
Sorbonne:  A Universidade de Sorbonne foi fundada em 1297 e a visita ao prédio e à Biblioteca são sem dúvida um passeio bem diferente. Já imaginou que por aqueles corredores passaram Honoré de Balzac (escritor), Jean-Paul Sartre (filósofo), Jean-Luc Godard (cineasta) e até o nosso ex presidente Fernando Henrique Cardoso?  Como chegar e preços: http://www.paris-sorbonne.fr
Museu de Arte Moderna de Paris: Assim como em qualquer grande cidade, os MAM´s são muito procurados. Em Paris não é diferente, o qual além da arquitetura abriga também uma Biblioteca.
http://www.mam.paris.fr
Basílica do Sacré Coeur: A Catedral de Notre Dame pode ser a maior e mais famosa igreja de Paris, mas a Sacré Coeur surpreende não só pela própria beleza, mas por estar num bairro bem mais alto, permitindo uma bela vista panorâmica da cidade. http://www.sacre-coeur-montmartre.com

Marais: Um bairro muito bem planejado e conservado. Ruas de pedras e a decoração das fachadas com trepadeiras e flores, formam a atmosfera desse lugar. Com cafés, restaurantes, lojas e galerias, o local hoje é ponto de encontro da galera GLS e Hipsters.

HOTÉIS

VIDEOS E FILMES RELACIONADOS

O mundo segundo os brasileiros - Paris
https://www.youtube.com/watch?v=mnUi1gB-UK0

Meia noite em Paris (2011)  -  Midnight in Paris
ESCALA EM PARIS - Como aproveitá-la?

O site Conexão Paris* dá a seguinte dica como roteiro para aproveitar uma escala de no mínimo 7 horas:

http://www.conexaoparis.com.br/2014/03/10/escala-em-paris-veja-como-aproveita-la-para-conhecer-ou-rever-a-cidade

....................


Torre Eiffel e Rio Sena
Museu do Louvre (dentro da pirâmide)
Museu do Louvre  
Teto do Louvre 
Museu D´Orsay
Catedral de Notre-Dame
Ladurée 
Cafe da Champs Elysée
Ponte Neuf
Teto do Arco do Triunfo
Galerias Lafayette
Pont des Arts
Cafe de Olympia 
sobremesas
Feira de rua em Paris
Aeroporto Charles de Gaules


Fotos: No Fear & Go