Sem medo & Vai!


sábado, junho 04, 2016

Bagagem – cuidado com ela!

As informações e recomendações que seguem vão ajudá-lo a preparar sua bagagem para as várias exigências de check-in e controles de segurança antes e durante a sua viagem.

1. Check-in e identificação da bagagem:

- Para evitar atrasos faça o check-in muito antes do término do tempo recomendado para o check-in.
- Certifique-se de que a sua bagagem esteja totalmente fechada e trancada. Os cadeados devem ser do tipo aceito pelo TSA para serem abertos (e não arrombados) num possível processo de inspeção de segurança do aeroporto, particularmente em viagens para os EUA e México.




- Prenda os cadeados de alguma forma para que eles não corram em volta da mala, mesmo fechados, evitando assim o "golpe da cesariana". Veja o vídeo no final na postagem!
- Remova as etiquetas de destino de viagens anteriores. Identifique cada mala com o seu nome e endereço.
- Não coloque medicamentos, documentos importantes ou objetos de valor na sua bagagem despachada. Deixe esses itens na mala ou bolsa de mão*.

* Mala de mão: pode acontecer, desse tipo de bagagem também ser despachada por exigência da companhia aérea por falta de espaço na aeronave. Quando isso acontece, o passageiro é avisado no momento do embarque, não havendo tempo para compras de última hora. Nesses casos somente bolsas e mochilas são permitidas, portanto é importante prevenir-se e ter pelo menos um item desses em caso de emergência.

- Certifique-se de que a etiqueta em cada unidade de bagagem despachada, indique o destino e o número de voo corretos. É muito importante verificar, no recibo da bagagem entregue a você no momento do check-in, qual o destino mencionado. Ele deve coincidir com o destino da sua passagem ou com o local onde você espera retirar a bagagem.
- Se estiver viajando em vôos com conexão, cuidado redobrado: a sua bagagem será despachada para o destino final no momento do check-in. Porém, se o tempo entre os vôos for superior a 12 horas, você pode precisar recolher a bagagem na chegada e fazer novo check-in na companhia aérea transportadora do vôo seguinte ou ser preciso o mesmo procedimento para o aeroporto de conexão se neste caso houver alfândega.

É possível encontrar mapas de terminais e uma lista dos principais aeroportos do mundo com guarda-volumes, que pode ser útil em casos de conexões rápidas, no seguinte link:

2. Controle de segurança

Não é somente a bagagem de mão que é inspecionada em aparelhos de raio x nos aeroportos. Não transporte malas ou pacotes não identificados em nome de outras pessoas. A bagagem despachada também é inspecionada e comparada à lista de passageiros do vôo.

3. Limites e segurança de bagagem

Verifique com a companhia aérea os limites, regras e encargos referentes a:
- Excesso de malas.
- Bagagens especiais como animais de estimação, dispositivos de mobilidade, instrumentos musicais, equipamento esportivo e suprimentos médicos.
- Benefícios para passageiro frequente, inclusive limites de bagagem extra e prioridade de entrega.
- Mercadorias perigosas, alimentos e itens proibidos, inclusive líquidos, géis e aerossóis.

4.Seguro, garantia e salve-se quem puder

É recomendável adquirir um seguro de viagem adequado antes de viajar. Porém, não espere um ressarcimento justo em caso de perda. As seguradoras e companhias aéreas não ser responsabilizam por perdas de itens valiosos ou mercadorias frágeis. Além disso, nada consola a perda de presentes e itens de valor afetivo.

Caso você tenha esperado sua bagagem na esteira e ela não chegue, ou esteja danificada, não adianta brigar, gritar e fazer ameaças. Em vez disso, mantenha a calma e dê início a um processo que pode virar uma guerra. Sendo assim, respire fundo, procure o balcão de bagagens perdidas e: anote nomes, exija cópias e protocolos de todas as promessas que lhe fizerem e não deixe de telefonar de hora em hora para os escritórios e SAC das empresas envolvidas. 

Na maioria das vezes a bagagem chega intacta em alguns dias, mas as empresas em geral não são prestativas, não tem a menor pressa e o sentimento é de “Deus nos acuda”.






Nenhum comentário: